Um grupo de seis acadêmicos do segundo semestre do curso de Engenharia de Produção da FURB estão arrecadando doações e materiais para a construção e manutenção de um canil localizado no bairro Lagoa, em Gaspar. O atual espaço, mantido desde 1993 pelo casal Paulo e Sandra Estevão, abriga cerca de 130 cães e conta com doações vindas da comunidade.
O projeto do canil, desenvolvido pelo grupo, contará com 35 baias, uma área de armazenagem de ração e ferramentas e um local para banho. O espaço será todo cercado e revestido com piso, eliminando os latidos e melhorando a higiene. A fase de terraplanagem do terreno deve ser concluída neste final de semana, e o início da construção do canil está previsto para o dia 22 deste mês.
Para construir o canil, o grupo está arrecadando todos os materiais para a obra. Serão necessários 2600 blocos de concreto, 40 sacos de cimento, areia, 80 telhas de cimento-amianto (Eternit) e 60 metros de tela. Dos materiais conseguidos até o momento, o grupo já arrecadou 400 blocos, 13 sacos de cimento e um caminhão de areia. Também estão sendo arrecadados itens como ração, materiais de limpeza e saúde, entre outros.
As doações podem ser deixadas na casa do casal, localizada na Rua Joaquim Alves de Andrade, 3855, bairro Lagoa em Gaspar.
AbrigaCão
Batizado de “AbrigaCão”, o projeto começou como um dentre vários trabalhos acadêmicos desenvolvido na disciplina de Planejamento e Organização Industrial, ministrada pelo professor André Luís Almeida Bastos. Segundo ele, “a maioria dos trabalhos desenvolvidos é voltada para uma atividade de cunho social. Várias empresas têm buscado nos processos seletivos profissionais que tenham participado de iniciativas deste porte. Além de constar no currículo, um trabalho como este dá uma outra visão ao acadêmico da realidade e de como ajudar o próximo”, afirma.
Segundo Deise Meri Zimmermann, uma das integrantes do grupo, a ideia de ajudar o casal nasceu da sugestão do acadêmico Augusto Albuquerque, também membro da equipe e que tinha conhecimento deste trabalho feito por Paulo e Sandra em Gaspar. “Fizemos uma primeira visita no local e descobrimos a condição difícil em que são mantidos os animais e decidimos ajudar. Pensamos apenas em um projeto para a matéria em si, mas depois que vimos como o casal faz este trabalho, sem remuneração alguma e com tanto amor, ficamos encantados”, explica.
Paulo e Sandra Estevão iniciaram o trabalho em 1993 com um pequeno número de cães. Com o passar do tempo, a casa acabou recebendo também os cachorros que eram abandonados no local e nas imediações. Hoje, o modesto canil abriga cerca de 130 animais e a manutenção do local é feita com a ajuda da comunidade e com recursos do próprio casal.
A importância de contribuir, juntamente com Paulo e Sandra, para o conforto e carinho de tantos cães é definida em poucas palavras por Deise, que pretende junto do “AbrigaCão” continuar ajudando o casal mesmo depois da obra. “Este projeto é um grande bem, mas que não se compara ao bem que eles fazem para os cães, sem nada em troca e simplesmente fazendo este trabalho porque gostam e muito”, afirma.
Acompanhe o projeto por aqui => https://www.facebook.com/abrigacao
Informações:
Mais informações sobre o “AbrigaCão” e sobre como ajudar podem ser obtidas na página do projeto ou pelo telefone (47) 9188-3647.
via FURB | Texto: Giovana Pietrzacka – André Luiz Bonomini/Estagiário | Foto(s): Deise Meri Zimmermann/Projeto AbrigaCão