Foram apresentados na noite da última quarta-feira (12/11), no Auditório do Bloco T (Campus 1), os resultados da segunda fase de pesquisas do projeto Panorama , estudo pioneiro desenvolvido pelos alunos do quinto semestre de Publicidade e Propaganda da FURB (disciplina de Estudos do Consumo) e que avalia o mercado publicitário do Vale do Itajaí.
Confira os resultados do projeto Panorama 2014/2
O encontro, aberto a comunidade, teve a presença de acadêmicos, professores e representantes de instituições de comunicação e publicidade, como a Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), a Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert) e o Sindicato das Agencias de Propaganda de Santa Catarina (Sinapro).
Coordenado pela professora Cristina Schimitt Miranda, os estudos do projeto Panorama voltaram-se neste semestre a estudar a atitude e a avaliação do consumidor blumenauense diante da publicidade e propaganda. Segundo ela, a noite foi marcada por bons debates, pela participação e pela inspiração para se criar estudos como este em outras regiões do estado.
“Tivemos uma grande presença de público, discussões de alto nível, novas ideias e até mesmo inspiramos profissionais a pensar em um estudo semelhante em outras regiões do estado, avaliando questões específicas do mercado de cada cidade onde ele pode ser trabalhado”, afirma. Organizado uma vez a cada semestre, a primeira edição do Panorama, em junho deste ano, avaliou os aspectos de mercado e trabalho das agências e empresas do setor de publicidade na cidade e região.
Confira os resultados do projeto Panorama 2014/1
Resultados
Segundo a professora Cristina Miranda, os resultados apresentados nesta avaliação do consumidor apontaram dois aspetos em especial na relação do público com a propaganda. “O consumidor blumenauense reconhece o papel informativo que a publicidade tem para decisão de compra e outros quesitos, mas também reparamos que este mesmo consumidor também vê a propaganda como um fator de movimentação e de influência na economia da cidade”.
Outro ponto apontado de acordo com as pesquisas do projeto é o rigor com que o blumenauense trata a avaliação do conteúdo da propaganda. Para Cristina, “este dado mostra como o consumidor tem atualmente uma posição mais crítica diante da mensagem transmitida, detalhando itens como a corrupção de valores, falsidade e a falta de sentido. Ou seja, hoje em dia, o consumidor blumenauense não é tão facilmente enganado pelos anúncios”, afirma.
A coleta de dados do projeto foi feita pelos acadêmicos membros da agência experimental Repúblika – Criatividade Aplicada (http://www.facebook.com/republikacriativa?fref=ts) , da FURB, entre os dias 15 de julho e 1 de agosto deste ano, em todos os bairros de Blumenau. Foram respondidos 400 questionários e a margem de erro é de 5%, para mais ou para menos.
Mais informações e os resultados das duas fases do projeto Panorama estão disponíveis no site Escaninho Online , do curso de Publicidade e Propaganda da Instituição.
via FURB | Texto: Aristheu Formiga – André Luiz Bonomini