O Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) volta a inovar para facilitar o pagamento das custas judiciais e extrajudiciais. Depois de ampliar a possibilidade de parcelamento no boleto bancário, de três para cinco vezes, a Justiça catarinense disponibiliza agora a opção de pagamento via Pix.
A partir desta sexta-feira (15/07/22) todos os boletos gerados terão um QR Code impresso, o que permitirá o pagamento por meio de Pix. Essa é mais uma inovação do ERP (sistema integrado de gestão), proporcionada pelo módulo de Gestão de Receitas.
A Diretoria de Orçamento e Finanças (DOF) explica que, para o pagamento do selo de fiscalização – e de outros débitos -, os boletos passarão a conter QR Code já a partir de agosto de 2022. Para boletos de depósito judicial, ainda não há previsão de implantação de pagamento por meio de Pix.
Criado pelo Banco Central do Brasil, o Pix é o pagamento instantâneo digital. Os recursos são transferidos entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia. É prático, rápido e seguro. O Pix pode ser realizado a partir de uma conta-corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga. Até o dia 30 de junho, o país tinha mais de 469 milhões de chaves, o que representa mais do que o dobro da população brasileira.
Fonte: Poder Judiciário de SC