A 37ª Oktoberfest já conhece as cervejarias artesanais que vão estar presentes na edição que promete ser histórica, após dois anos sem festa devido à pandemia causada pela Covid-19. A abertura dos envelopes das propostas ocorreu nesta sexta-feira, dia 8, e sete empresas foram definidas vencedoras. Além da maior festa alemã das Américas, as cervejarias que ficaram com os espaços no Setor 1 também poderão explorar comercialmente os pontos na 15ª Sommerfest, em 2023.
“A procura das cervejarias artesanais para participar da 37ª Oktoberfest só demonstra o quanto esta edição será histórica. E quem ganha com isso será o público, que terá à disposição uma grande variedade de estilos e sabores”, aponta o secretário de Turismo e Lazer e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel.
Os pontos de venda da festa destinados às marcas artesanais produzidas na região do Vale Europeu são de quatro cidades. De Blumenau estão a Wunder Bier, Scholer’s Bier, Cervejaria Blumenau e Bierland, de Gaspar, a Glasvoll Bier e completam a lista a Hersing de Timbó e a Schornstein de Pomerode.
O prefeito Mário Hildebrandt destaca que as participações dessas cervejarias contribuem no desenvolvimento e na geração de empregos na região do Vale Europeu. “O setor cervejeiro é uma das marcas de nossa região e a Oktoberfest não é apenas de Blumenau, mas de toda uma região que respira e é beneficiada pela festa”, completa.
De acordo com o edital, serão três estandes no Setor 1, três no Setor 2 e um no Setor 3. Todos os pontos com a obrigatoriedade da venda de chope e/ou cerveja sem álcool e o terceiro tipo de chope. Para disponibilizar chope e/ou cerveja sem álcool, a bebida deve ser produzida pela própria contratada, por cervejarias artesanais com sede e produção nos municípios que pertencem a Associação de Municípios do Vale Europeu (AMVE), ou adquiridas junto à cervejaria oficial da festa.
O total da remuneração mínima prevista em edital para arremate dos pontos era de R$ 97.346,50. Esta edição vai gerar uma arrecadação recorde com a comercialização dos pontos, o total ficou na casa dos R$ 484 mil, este montante é 153% superior ao recebido em 2019, que gerou receita de R$ 191.374,03.
Mais pontos de venda de bebidas não alcoólicas
Como forma de oportunizar mais pontos de vendas de bebidas não alcoólicas, como refrigerante, suco e água, as cervejarias artesanais também poderão comercializar esses produtos. Para isso, será necessário que as empresas adquiram as bebidas da cervejaria oficial da 37ª Oktoberfest e da 15ª Sommerfest.
“Este movimento visa propiciar mais agilidade na compra dessas bebidas por parte do visitante. Até então, a pessoa precisaria ir a dois lugares para adquirir um chope e uma água, por exemplo. Agora, poderá ter tudo à disposição no mesmo ponto de venda de sua escolha”, destaca Marcelo Greuel.
Confira abaixo a relação das cervejarias vencedoras e os pontos escolhidos. Veja no fim da matéria, o mapa onde cada cervejaria ficará disposta:
Ponto 1 – Cervejaria Bierland (Setor 1)*
Ponto 2 – Hersing (Setor 1)*
Ponto 3 – Glasvoll Bier (Setor 1)*
Ponto 4 – Scholer’s (Setor 2)
Ponto 5 – Schornstein (Setor 2)
Ponto 6 – Cervejaria Blumenau (Setor 2)
Ponto 7 – Wunder Bier (Setor 3)
* Estas cervejarias também poderão explorar comercialmente os pontos na 15ª Sommerfest, em 2023.
Fonte: Prefeitura de Blumenau