O 1º Simulado de Preparação para Desastres em Hospitais de Blumenau acontecerá entre às 8h e o meio-dia deste sábado (9/07/22) no Hospital Santa Isabel de Blumenau. A ação faz parte da programação do Julho Laranja, promovido pela Secretaria de Defesa Civil (Sedeci) do município e mobilizará equipes do SAMU, Bombeiros Militares, Guarda Municipal de Trânsito (GMT), Polícia Militar, secretarias municipais e os outros hospitais.
Na ocasião, terão acesso ao prédio do HSI somente os órgãos e colaboradores envolvidos no simulado. A imprensa poderá ficar no pátio da instituição. A simulação terá um cenário de incêndio de grandes proporções dentro do Hospital Santa Isabel, que atingirá três alas diferentes da instituição: Unidade Nossa Senhora de Fátima – FURB, UTI Geral e UTI Coronariana. A partir do alerta de incêndio, a equipe de brigadistas da unidade aciona Bombeiros e Defesa Civil, e iniciam a evacuação do hospital.
Pacientes fictícios, 30 profissionais da instituição previamente selecionados e identificados, serão conduzidos para fora do hospital, enquanto demais equipes de suporte serão acionadas para atender as vítimas fictícias e encaminhar para as demais instituições de saúde da cidade.
O Grupo de Ações Coordenadas (GRAC) e Comissão Municipal de Defesa Civil (COMDEC) fazem a gestão do simulado juntamente com as instituições participantes. Dentro do Hospital Santa Isabel, a ação é organizada pela Segurança do Trabalho e Brigada de Emergência.
Funcionamento do HSI
O Hospital Santa Isabel continuará em pleno funcionamento, mesmo com o treinamento dentro dos setores. Durante o horário previsto para o simulado, das 8h às 12h, as visitas aos pacientes estarão suspensas, para diminuir o fluxo de visitantes e automóveis na instituição. A visita retorna a partir das 12h.
Foram estabelecidos 4 pontos de encontro para o simulado: Café da Praça (1), entrada do Setor de Imagens (3) e Manutenção (4). O ponto 2 não será utilizado, porque fica na entrada de ambulâncias para o Serviço de Emergência, ficando livre para entrada e saída dos veículos em trabalho real.
Brigada de Emergência
Cem colaboradores fazem parte da Brigada de Emergência do Hospital Santa Isabel. Assim, a instituição conta com apoio de pessoas preparadas para eventos adversos que necessitem de ação imediata. Além dos Brigadistas, o Hospital Santa Isabel possui planos de emergência e abandono, cujo objetivo é descrever orientações e procedimentos a serem seguidos pelos colaboradores, pacientes, acompanhantes e visitantes do Hospital Santa Isabel quanto à ocorrência de princípio de incêndio, sinistros e possível abandono das instalações. Os dois principais riscos da instituição são incêndio e enchentes. A Brigada de Emergência é Coordenada pela Técnica em Segurança do Trabalho, Luciane Froner.
Além dos Brigadistas, o HSI possui sistema de alarme endereçável com acionamento manual, em que qualquer pessoa dentro da edificação poderá acioná-la e assim alertar sobre o princípio de incêndio; hidrantes localizados por toda a estrutura contando com uma reserva técnica de 150 mil litros de água; 179 extintores de incêndio adequados ao risco, com suas manutenções periodicamente realizadas; iluminação de saída e emergência; portas corta fogo; escada de emergência; elevador com sistema de energia independente para transporte quando o fornecimento de energia não estiver operante e heliponto para transporte de pacientes.
Com informações de Yoana Carmo e Gabriel Silva, da comunicação do Hospital Santa Isabel.