A Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), por meio da Policlínica Lindolf Bell, está usando a tecnologia para fazer contato com os pacientes. Desde fevereiro de 2021, os usuários estão recebendo o documento que autoriza consultas médicas com especialistas por meio do WhatsApp. Durante o primeiro ano da ação, a medida poderia ter resultado em 56,5 mil consultas, mas 10,8 mil pessoas deixaram de comparecer na data e horário agendado, o que representa 19% de abstenção.
O procedimento que começou a ser adotado durante a pandemia de Covid-19 evita que o paciente precise se deslocar até a Policlínica, no bairro Itoupava Norte, para retirar a autorização. As consultas cujos especialistas são os mais procurados como nutricionista, dermatologista, coloproctologista e otorrinolaringologista também são aquelas que registraram o maior número de absenteísmo. Foram entre 800 e 1.500 faltas no período analisado.
A Semus orienta que quando o paciente perceba que não poderá comparecer na data da consulta, ele pode procurar a unidade Estratégia Saúde da Famíliade (ESF) ou Ambulatório Geral da Família (AGF) onde solicitou o agendamento, informando o interesse em desmarcar a data. A medida garante que um novo usuário possa ser atendido naquele horário e evita ociosidade da equipe médica que aguarda pelo paciente.
Nos últimos meses as equipes responsáveis por comunicar aos pacientes sobre as consultas agendadas na Policlínica adotaram a estratégia de entrar em contato com o usuário mais próximo da data do agendamento como forma de ajudar o paciente a lembrar da consulta. Outra medida que poderia ser adotada pelos usuários é manter a autorização da consulta à mão para não perder a data do agendamento.
Apesar do uso da tecnologia, as pessoas que preferirem receber a autorização impressa também têm a opção de retirar o documento na unidade ESF ou em um dos sete AGFs de referência. A secretaria reforça a importância das pessoas terem sempre o cadastro, incluindo o telefone de contato atualizado junto às unidades de saúde do município.
Serviço de Regulação faz monitoramento e busca ativa de pacientes
Desde o mês de abril, o Serviço de Regulação está fazendo contato com usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) para monitorar a demanda por consultas, exames e procedimentos em toda a rede pública de saúde do Município. O contato ocorre de segunda a sexta-feira, das 16h30 às 20h30, por meio de telefones fixos da Central de Regulação, e em casos específicos a tentativa é feita pelo aplicativo WhatsApp.
Como informações de João Vitor Korc, da SECOM/BNU