Os 14 artesãos blumenauenses que participaram do Programa de Desenvolvimento para o Artesanato 2021/2022, coordenado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), apresentaram suas criações em evento promovido na noite de quarta-feira (29/06/22), na Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC). Os produtos artesanais possuem a identidade cultural de Blumenau.
O cerimonial conduzido pela diretora de Cultura Mariana Girardi contou com o prestígio da vice-prefeita Maria Regina Soar e dos secretários municipais Rodrigo Ramos (Cultura) e Charles Schwanke (Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo). O Sebrae esteve representado pelo analista Aloisio Salomon, a designer e consultora Michele laforga e a administradora e consultora Bárbara Wagner.
Os produtos são resultado do Programa de Desenvolvimento para o Artesanato Prata, que faz parte do programa Cidade Empreendedora, uma ação desenvolvida em parceria pela prefeitura e Sebrae com objetivo da implantar iniciativas em eixos estratégicos, permitindo o aprimoramento do ambiente dos negócios locais.
“Agradeço a parceria do Sebrae por ter escolhido nossa cidade e ter acreditado no nosso projeto, em ter acreditado no grupo de artesanato cheio de riquezas culturais e, a partir daí, pinçar pessoas, histórias, tradição, cultura em respeito à memória desses artesãos”, destacou Rodrigo Ramos. “Temos cerca de 400 cadastrados no município, mas ainda há uma certa dificuldade na adesão aos projetos. Mas ao longo dos anos tempos percebido cada vez mais uma maior aproximação. Esperamos seguir com esses projetos, pois este deu certo”.
Empreendedorismo
O programa destinado aos artesãos do município, cujo objetivo é a criação de novos produtos vinculados à identidade cultural de Blumenau, promove sua divulgação e amplia o acesso ao mercado como alternativa para incentivar o empreendedorismo.
Em andamento desde agosto de 2021, a iniciativa contou com oficinas presenciais e online, seguidas de consultorias com atendimento individual a cada um dos 14 artesãos que finalizaram o programa, os quais receberam orientações para o desenvolvimento de uma nova coleção de produtos com cálculo de seus custos e formação de preços.
Fonte: Prefeitura de Blumenau | Com informações de Sérgio Antonello, da Secretaria de Cultura.