Internada no Hospital Santo Antônio há mais de 30 dias e sem previsão de alta para os próximos dias, trouxeram sentimentos de angústia e saudades para a paciente Elisabeth de 42 anos. Durante o atendimento Interprofissional realizado pela psicóloga hospitalar Luana Schramm, Elisabeth relatou estar com saudades da rua fiel companheira Mia. “Sinto muita saudade, ela sempre esteve perto de mim todos os dias”.
Vendo a importância desse sentimento e verificando a possibilidade de trazer o animalzinho para dentro da instituição, foram alguns dias, pois havia protocolos a serem seguidos juntamente com o SCIRAS (Serviço de Controle de Infecção Relaciona a Assistência à Saúde), e após as validações, carteirinha de vacinação do animal em dia, o encontro pode ser realizado.
O esposo de Elisabeth, Osmar conta que a esposa é apaixonada pela Mia, sua gata de estimação e esse reencontro foi um impulso a mais para essa internação. “Pela manhã soubemos que ela iria passar por uma nova cirurgia, obviamente ficamos muito tristes, mas sabíamos que no final do dia ela teria uma surpresa”, disse.
Para a psicóloga Luana, essa ação traz inúmeros benefícios para a paciente. “O objetivo da visita foi proporcionar uma experiência humanizada e minimizar o sofrimento psíquico e sintomas ansiosos que o processo de adoecimento, incertezas e longa internação podem causar”.
A visita foi baseada em estudos que evidenciam que o contato com animais de estimação libera neurotransmissores hormonais responsáveis pelas sensações de prazer e bem-estar, bem como, ocorre a diminuição do neurotransmissor hormonal do estresse. “Dessa forma, a visita age como um estímulo positivo para uma sensação de ânimo, tornando-se um impulso para continuar o seu processo de hospitalização e tratamento”, afirma.
O reencontro ocorreu no último dia 23 de junho e após passar pelo procedimento cirúrgico, Elisabeth se encontra bem e com o sentimento de gratidão pelo reencontro.
Por Larissa Machado, da assessoria de imprensa do HSA.