Neste sábado (11/06/22) foram registradas cinco ocorrências em que houve autuações por embriaguez no trânsito. Os fatos aconteceram em três cidades no Vale do Itajaí.
Blumenau
Em Blumenau ocorreram dois acidentes envolvendo embriaguez ao volante. O primeiro foi por volta das 16h, quando um automóvel Ford Fiesta colidiu contra um poste da rede elétrica na Rua General Osório, próximo ao nº 3.755, no bairro Água Verde. A motorista de 31 anos não se feriu. A Guarda Municipal de Trânsito (GMT) esteve no local e a mulher aceitou fazer o teste do bafômetro que acusou 0,51 mg/l de álcool por litro de ar expelido dos pulmões. Ela recebeu voz de prisão e foi conduzida à Central de Polícia Civil.
O segundo foi uma colisão entre um automóvel Ford EcoSport e uma motocicleta Yamaha MT07 na Rua Amazonas, próximo ao nº 570, no bairro Garcia. O motorista de 58 anos saiu ileso. Já o motociclista de 41 anos, sofreu ferimentos leves, foi socorrido pela equipe dos Bombeiros Militares e liberado no local. A GMT também esteve no local e os dois condutores se recusaram a fazer o teste do bafômetro.
Brusque
Em Brusque também ocorreram dois acidentes, ambos atendidos pela Polícia Militar, que não passou o nome das ruas e bairros. Por volta das 15h, ocorreu uma colisão entre dois automóveis. O motorista do VW Gol apresentava sinais de embriaguez e o teste do bafômetro apontou 0,99 mg/l de álcool por litro de ar expelido dos pulmões.
Mais tarde, às 18h, a PM recebeu a informação de que um automóvel transitava em zig zag. Uma guarnição se dirigiu ao local e realizou a abordagem. Durante a conversa com o motorista, foi possível perceber sinais de embriaguez. Ele aceitou fazer o teste do bafômetro que apontou 0,95 mg/l de álcool por litro de ar expelido dos pulmões, configurando crime de trânsito. Nos dois casos, os motoristas foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Brusque.
Taió
Um carro estava estacionado na Rua Afonso Pena, em Taió (SC), quando foi repentinamente atingido por outro veículo que transitava na contramão. O para-choque traseiro sofreu vários danos. O motorista que causou o acidente estava tão embriagado que mal conseguia ficar em pé. Ele até tentou fugir, mas o condutor do carro atingido retirou as chaves.
A Polícia Militar foi acionada às 13h26 e ouviu o relato da vítima. O motorista embriagado se recusou a fazer o teste do bafômetro e a assinar as notificações. O veículo foi levado ao pátio conveniado pelo serviço de guincho onde ficará até que a situação seja regularizada. Segundo a PM, dentro havia uma lata de cerveja parcialmente consumida e outras vazias.
O que diz a lei
O Código Brasileiro de Trânsito (CTB) prevê autuação pela infração, retenção da carteira de habilitação (CNH), pagamento de multa no valor de R$ 2.934,70 e a possibilidade de ter o direito de dirigir suspenso por um ano.
Acima de 0,33 mg/l de álcool por litro de ar expelido dos pulmões é considerado crime de trânsito resultando na prisão do condutor/ra. O mesmo pode acontecer se a pessoa se recusar a fazer o teste do bafômetro.