Escritor blumenauense assume a Cadeira 35 da Academia Brasileira de Letras

Godofredo de Oliveira Neto, de 71 anos, graduou-se em Letras pela Universidade de Paris III, na França.

Foto: perfil do Facebook

O mais novo membro da Academia Brasileira de Letras é o escritor e professor universitário Godofredo de Oliveira Neto, de 71 anos, que ocupou a Cadeira 35 do Quadro de Membros Efetivos. Ele tem mais de 20 livros publicados no Brasil e no exterior, entre romances e contos. Eleito com 22 votos nesta quinta-feira (9/11/22), a escolha contou com a participação de 34 acadêmicos que votaram de forma presencial e por carta.

O último ocupante dessa cadeira foi o acadêmico Candido Mendes, que morreu no dia 17 de fevereiro de 2022. Os anteriores foram Rodrigo Octavio (fundador), que escolheu como patrono Tavares Bastos, Rodrigo Octavio Filho, José Honório Rodrigues e Celso Ferreira da Cunha.

Entre os romances de destaque estão o “Menino oculto” e “Amores Exilados”, lançados no 35° Salão do Livro de Paris de 2015. As obras foram traduzidas para o francês com os títulos “L’Enfant caché” e “Amours exilées”, ambas já na 4ª edição. Outro livro seu publicado no exterior (Bulgária) foi “Ana e a margem do rio”, que recebeu no Brasil o selo “Altamente Recomendável” da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.

História

Godofredo de Oliveira Neto nasceu no dia 22 de maio de 1951 em Blumenau e morou na Rua Dr. Luiz de Freitas Melro, no Centro. Estudou na Escola de Educação Básica Pedro II e no Colégio Franciscano Santo Antônio (atual Bom Jesus).

Quando criança, gostava das aulas de literatura e ainda se recorda quando tinha 10 anos e foi teve a obra de Machado de Assis apresentada pela professora “dona Frida”. Na adolescência, passou a escrever – inicialmente, poesias e, depois, prosa.

Quando ingressou no curso Clássico (correspondente ao Ensino Médio atual), participou do movimento estudantil, despertando a visão crítica para questões sociais e sentindo-se mais motivado a ler, apesar da maioria dos colegas não manter esse hábito.

Depois ir morar no Rio de Janeiro para fazer a faculdade, foi intimado a prestar depoimento na época da ditadura por causa de alguns textos. Ao saber do desaparecimento de amigos na mesma situação, decidiu buscar exílio na França. Em Paris morou com uma amiga que  depois virou esposa.

Graduou-se em Letras pela Universidade de Paris III, França (1976), onde também realizou seu mestrado em Letras (1979). Depois de voltar ao Brasil fez doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (1989). Possui graduação em Relações Internacionais pelo Instituto de Altos Estudos Internacionais da Universidade de Paris II, na França. É pós-Doutor em pesquisa na Georgetown University, Estados Unidos (2012).

Atualmente é professor do Departamento de Letras Vernáculas, da UFRJ, e pesquisador na área de Literatura Brasileira com foco no Modernismo Brasileiro e na Literatura Contemporânea.

É autor de 21 livros e escreve, ainda, artigos para jornais e periódicos do Brasil. Romancista e Contista, chegou a ser premiado com uma estatueta no Prêmio Jabuti, em 2006. Seus romances “Menino oculto” e “Amores Exilados” foram traduzidos para o francês “L’Enfant Caché” e “Amours Exilées”, lançados no 35° Salão do livro de Paris-2015, já em 4ª edição francesa. O seu livro “Ana e a margem do rio” foi publicado na Bulgária e recebeu no Brasil o selo de “Altamente Recomendável”, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.

Foi professor de Literatura e Cultura Brasileiras na Universidade de Paris III – Sorbonne-Nouvelle (1982-1984). Foi, ainda, professor-visitante de Literatura Brasileira na Universidade de Veneza – Ca’ Foscari, em 2018. Foi presidente do Conselho Científico do Instituto Internacional de Língua Portuguesa da CPLP com sede na cidade da Praia, Cabo Verde (2003-2006). É Pesquisador Associado do Programa Avançado de Cultura Contemporânea / PACC – UFRJ e integra o comitê de pesquisadores da Collection Archives/UNESCO. Foi pesquisador do Projeto Internacional IC4 – Línguas Românicas (1993 a 2000), com sede na Universidade de Aarthus, Dinamarca. É pesquisador associado do Centro de Pesquisas sobre países lusófonos (CREPAL), da Université Sorbonne Paris III desde 2017.

Exerceu cargos administrativos na área da educação, como Pró-Reitor de Graduação da UFRJ (1990-1994); Coordenador do setor de literatura brasileira da UFRJ – (1995-1997); Coordenador do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ (2003); Diretor do Departamento de Política do Ensino Superior do MEC/SESU, Brasília (2004-2007); Subsecretário de Educação do Estado do Rio de Janeiro-2007). Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas da Faculdade de Letras/UFRJ (2011-2013). Possui Medalha Euclides da Cunha concedida pela Academia Brasileira de Letras em 2009.

Fonte: Academia Brasileira de Letral