Uma operação conjunta envolvendo as Polícias Civil e Militar aconteceu nas noites de sábado e domingo (4 e 5/06/22) pelas principais ruas de Blumenau. O objetivo foi coibir ação de criminosos, ainda mais em um período em que aumenta a circulação de dinheiro em função dos pagamentos de salários.
A Polícia Civil disponibilizou 25 profissionais que trabalharam com seis viaturas. Eles fazem parte da Delegacia Regional (DRP) e Divisão de Investigação Criminal (DIC), ambas de Blumenau, além de três equipes da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) de Florianópolis.
A Polícia Militar contou com o apoio das unidades de Joinville, Brusque e Gaspar, através do 7° Comando Regional de Polícia Militar (CRPM) e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), através do Comando-Geral da Corporação, além das equipes ordinárias e especializadas do 10ºBPM.
O comandante em Blumenau, Tenente-Coronel Márcio Alberto Filippi, destacou que essas operações fazem parte da rotina da unidade e da PMSC, tendo como foco a preservação da ordem pública, prevenindo crimes violentos e aumentando a sensação de segurança da população.
O Delegado Regional de Blumenau, Rodrigo Marchetti também enfatiza que o objetivo é “trazer segurança e tranquilidade, numa época do mês em que tradicionalmente a cidade fica movimentada e há o aumento nas ocorrências em geral, bem como, existe risco de ações criminosas contra instituições bancárias.”
Os números relativamente baixos de ocorrências em geral e conduções para a Central Regional de Polícia confirmam o êxito das ações policiais preventivas”, concluiu Marchetti.