Médico destaca a importância de ficar alerta para a saúde do sangue

A anemia, que tem várias causas e tipos, merece muita atenção, porque apesar de não ser uma doença, significa que a pessoa está doente.

A Anemia é uma condição do sangue que acontece quando o nível de hemácias ou glóbulos vermelhos está abaixo do normal causando redução do fluxo de oxigênio para os órgãos.

Segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde, estima-se que cerca de 30% da população mundial tenha Anemia. Por se tratar de uma condição que ainda gera muitas dúvidas à população, existe o Junho Laranja, um mês de conscientização que alerta para a saúde do sangue.

Segundo o Médico Hematologista do Oncor – Centro de Oncologia e Hematologia, Fábio Benedetti, a anemia pode ser causada por vários motivos. O mais comum é a falta de ferro, a chamada anemia Ferropriva. “Existem vários tipos de anemia. Na maioria das vezes ela é um sinal de que algo não está bem no organismo, ou seja um sintoma de alguma doença”, explica.

Tipos de anemias

As Anemias podem ser podem ser agudas ou crônicas, adquiridas ou hereditárias: são agudas, quando há perda expressiva e acelerada de sangue, o que pode acontecer nos acidentes, cirurgias, sangramentos gastrintestinais, etc.

Já as crônicas são provocadas por doenças de base, algumas hereditárias como a Talassemia e Anemia Falciforme, por exemplo; e outras adquiridas, como as que ocorrem por deficiência nutricional, na gestação, por deficiência de ferro, por carência da vitamina B12 ou de ácido fólico.

Sintomas e tratamento

Ainda segundo o Médico Hematologista Fábio Benedetti, aos sinais da Anemia só aparecem quando já está em grau moderado a severa. “Em geral a Anemia leve não gera sintomas, não é perceptível. Quando ela passa a moderada ou severa, aí sim. Os principais sinais são: cansaço, fraqueza, eventualmente sonolência. Nos casos mais graves a pessoa pode ficar tonta ao se levantar, as vistas escurecem”, explica.

A Anemia é uma condição que pode ser detectada facilmente em exames de sangue comuns, como o hemograma. Por isso o Médico Hematologista alerta para a importância de se manter uma rotina de consultas médicas e exames preventivos. “Se detectada Anemia, o médico é quem vai avaliar qual o melhor tratamento e se é necessário aprofundar a investigação para saber a causa”, completa Fábio Benedetti.