O Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP) atendeu 225 mulheres em situação de rua em 2021, com média de 18 usuárias por mês. Em 2022, este número aumentou para 22.
A cada 15 dias acontece o Projeto Um Olhar Além das Ruas que trabalho no resgate da autoestima destas mulheres. As ações são quinzenais e voltadas exclusivamente para aquelas atendidas na unidade e também as acolhidas no Abrigo Municipal da cidade.
O projeto tem como objetivo promover a emancipação pessoal, empoderamento e empreendedorismo as mulheres em situação de rua. Também busca resgatar a autoimagem, consciência do corpo e autoestima das usuárias. O Projeto é realizado pela equipe do Centro POP e conta com apoio da sociedade civil e demais setores da política de saúde, assistência social com ações quinzenais.
“Com o aumento gradativo da mulher em situação de rua, se faz necessário um olhar ampliado em busca de sua identidade, valorização e acolhida diferenciada, considerando a violência e vulnerabilidade própria deste público”, explica a Coordenadora do Centro POP Luciana Coelho.
Na última oficina, foi abordado sobre a aceitação e liberdade do corpo feminino. Através de desenhos de seus corpos, as técnicas refletiram com as participantes as individualidades, qualidades e experiências próprias de superação das adversidades para além do corpo, abordando a forma como se expressam no mundo. Ao final da atividade foi servido um café para as mulheres.