Os bombeiros militares de Santa Catarina enviados ao Recife (PE) para auxiliar nas buscas de pessoas desaparecidas após as fortes chuvas, chegaram no final da tarde de terça-feira (31/05/22) na capital pernambucana.
Três binômios (cão e bombeiro) e dois soldados foram levados pelo avião Arcanjo 06 do Batalhão de Operações Aéreas da corporação. No comando, está o Major Clemente Stähelin Michels e cão Chewbacca, de Joinville.
A equipe conta com o Sargento Jacques Douglas Romão e cão Bravo (Blumenau), Cabo Carlos Alexandre de Souza e a cadela Zaara (Brusque), além dos soldados Eduardo Silva de Souza (comunicação) e Jean Renato Vieira (logística), ambos de Florianópolis.
Segundo o Major Michels, depois de se instalarem, houve uma reunião com o comandante da operação em Pernambuco, que passou as orientações sobre as buscas nas áreas onde ocorreram os deslizamentos.
O trabalho iniciou nesta quarta-feira (1/06) na Vila dos Milagres, onde 11 pessoas já foram encontradas mortas e ainda restam três desaparecidos. “Já fizemos uma leitura inicial e estamos dando sequência com o maquinário para continuar avançando no terreno”, relata Michels. Confira o vídeo.
Todos os militares, incluindo os responsáveis pela comunicação e logística, têm o Curso de Formação de Bombeiro Cinotécnico, exigido para atuação na atividade, e os cães de busca e resgate são certificados para este tipo de ocorrência. Os três binômios possuem experiência em resgates fora de Santa Catarina e estiveram nas operações Brumadinho (MG) e Petrópolis (RJ).