Nesta semana, o Procon de Blumenau está fiscalizando os estabelecimentos comerciais de pequeno porte, mais conhecidos como Redes Fifos nos bairros do município. A ação atende denúncias recebidas de consumidores, alegando que os locais estão comercializando produtos com o prazo de validade vencida. Além disso, o órgão também está conferindo se os produtos estão com os preços e as informações corretas nas etiquetas.
De acordo com o Procon, a fiscalização que iniciou na quarta-feira (18/05/22), poderá se estender ainda na próxima semana, caso o órgão receba mais denúncias desta categoria. “Estamos fiscalizando as Redes Fifos e embora prometam preços mais atrativos aos consumidores, os produtos devem estar dentro do prazo de validade. Devemos fiscalizar mais de 15 estabelecimentos”, diz o coordenador do Procon, André Moura da Cunha.
Segundo o órgão de defesa, até o momento foram apreendidos mais de 150 pacotes de refrescos vencidos e 50 litros de desinfetantes fora da data de validade. O estabelecimento foi autuado e terá o prazo de 48 horas para impugnar a ação administrativa. “Os produtos em condições inadequadas, como os que estão fora do prazo de validade, foram retirados pelo Procon e descartados para garantir que não voltem a ser disponibilizados ao consumidor”, diz André.
Fonte: Prefeitura de Blumenau