Moradores dos continentes americano, europeu e africano tiveram a oportunidade de acompanhar a Lua de Sangue. O eclipse lunar “triplamente especial” começou por volta das 23h30 de domingo (15/05/22) e seguiu pela madrugada de segunda-feira (16) até pouco antes das 3h.
A lua ficou com uma tonalidade avermelhada enquanto se alinhava entre o Sol e a Terra. O próximo eclipse triplo total, ou seja, quando todas as etapas podem ser apreciadas na totalidade, só ocorrerá em junho de 2029, entre os dias 25 e 26. Até lá, teremos vários eclipses parciais.
Dois de nossos parceiros no portal OBlumenauense registraram alguns desses momentos. Luiz Carlos Zimmermann, se esticou pela janela, já que o satélite artificial ficou bem em cima do prédio, dificultado o clique.
Paty W. Ziegler disse que presenciar a eclipse lunar foi um momento marcante, porque não é todo dia que acontece. “Valeu a pena ter ficado acordada esperando. É simplesmente maravilhoso poder olhar e observar a quão grandiosa é a natureza e o quanto nos encanta. Eu acho que a gente deve olhar cada vez mais para o céu e prestar atenção nesses detalhes mínimos que vem lá de cima. É simplesmente maravilhoso”.