Está chegando ao fim as aulas da primeira turma do projeto social Vamos Bater Lata, iniciativa da Nilcatex Têxtil que busca contribuir com uma infância saudável e que reforce valores importante através da música. Ainda restam dois encontros. Neste sábado (8/11), os participantes receberão convidados, que farão uma breve apresentação a partir das 9h e falarão sobre os instrumentos que tocam, de suas experiências com produção musical e o que a música representa na vida do músico. A Jam Session contará com a presença da Schanna Sloboda da Silva, vocalista da Banda do Caneco e da Oktoberkreiner e professora de canto na Freestudio. O último encontro está programado para 6 de dezembro, quando será realizada uma apresentação das crianças para os pais e convidados.
O projeto teve início em maio deste ano e contou com crianças de 5 a 13 anos da comunidade e filhos de colaboradores da empresa que aprenderam com professores um pouquinho do universo da música. “Eles tiveram noções de teoria musical, alguns conhecimentos práticos, como a introdução à flauta e à percussão, além de se divertirem com jogos musicais”, revela a professora Ana Cristina August Amorim. “Ficou muito clara a aptidão das crianças para determinadas atividades e instrumentos. Nós respeitamos isso e percebemos que os participantes realmente demonstraram afinidade e se encantaram com o mundo da música”, acrescenta a professora.
Este é o segundo projeto social desenvolvido pela empresa têxtil, que através dessas iniciativas pretende criar boas lembranças da infância e transmitir valores importantes do ser humano. No ano passado, a empresa apresentou o Leitura Mágica, que incentivava o amor aos livros, à criação, à imaginação e à socialização, e assim como o Vamos Bater Lata, rendeu resultados positivos. “Os pais nos relataram que observaram um maior interesse dos filhos na escola, as notas escolares melhoraram, as crianças se tornaram mais carinhosas e comunicativas. Então entendemos que deveríamos continuar estimulando o bem através dessas ações. Já estamos pensando em uma novidade para o próximo ano”, revela a diretora da Nilcatex, Simone Oliveira.
Texto: Patrícia Wippel