Claudionei Silva, de 23 anos, conquistou o título de campeão catarinense de boxe na categoria de até 54 kg. Ele representou Blumenau na luta aconteceu em São José (SC) no último domingo (24/04/22), com vitória por nocaute técnico contra o atleta Felipe Schumann. A competição que reuniu os melhores pugilistas de Santa Catarina, garantiu a vaga do lutador para o Campeonato Brasileiro de Boxe que acontece em julho no Rio de Janeiro.
Foi um momento especial para a sua vida, depois de que em 2019 precisou fazer uma cirurgia de ombro, deixando-o três anos afastado dos ringues. Totalmente recuperado, o pugilista e também Cabo do Exército Brasileiro, retornou aos treinos e competições neste ano. Na primeira luta pós-retorno, já conquistou o tetracampeonato estadual.
A trajetória no Boxe começou em 2011 durante um projeto social do professor Rogério Reis que é seu treinador há 11 anos. O projeto “Luta para a Esperança” iniciou em 2005 na Associação de Moradores da Rua República Argentina, usando o mesmo nome do filme estrelado por Russell Crowe.
Em 2008, Rogério Reis montou a sua própria academia, onde manteve a proposta. No ano de 2011 o projeto passou a se chamar “Adriano Cruz”, em uma homenagem ao boxeador que morreu em um grave acidente de trânsito.
As dificuldades financeiras para mantê-lo e a falta de apoio, obrigaram Rogério a parar com as atividades momentaneamente em 2019. Três anos depois, a iniciativa voltou graças à parceria com a Secretaria do Esporte de Blumenau. As aulas passarão a ser feitas no Ginásio do Galegão, que oferece toda uma infraestrutura e equipamentos para as crianças e adolescentes que ingressarem na iniciação esportiva do Boxe.