Trinta e quatro cursistas, entre famílias e professores da comunidade escolar da Escola Básica Municipal Bilíngue Profº Oscar Unbehaun, concluíram em 2021, o curso básico I da Língua Brasileira de Sinais (Libras), oferecido de forma on line na plataforma Google Meet, pela Prefeitura de Blumenau através da Secretaria de Educação.
A cerimônia de entrega dos certificados acontecerá na segunda-feira (18/04/22), às 19h, na Escola Básica Municipal Bilíngue Profº Oscar Unbehaun e contará com as presenças do prefeito de Blumenau Mário Hildebrandt, da vice-prefeita Maria Regina Soar, da secretária de Educação Patrícia Lueders, demais autoridades e convidados. O curso tem como objetivo oferecer aprendizagem em LIBRAS, para a comunicação com as pessoas surdas.
Escola Básica Municipal Bilíngue Profº Oscar Unbehaun
Com foco na aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais aos estudantes ouvintes, em 2020 a Secretaria de Educação (Semed) implantou a Educação Bilíngue em LIBRAS na Escola Básica Municipal Professor Oscar Unbehaun.
Atualmente, a EBM Bilíngue Prof. Oscar Unbehaun possui 18 turmas do pré-escolar ao quinto ano, mais de 420 estudantes nos períodos matutino e vespertino. Dois professores instrutores surdos e dois intérpretes mediadores de comunicação fazem parte da equipe e ministram as aulas em turmas alternadas, um profissional do pré ao segundo ano e outro do terceiro ao quinto ano.
Sobre o curso de aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) na EBM Bilíngue Profº Oscar Unbehaun
Para a potencialização da Educação Bilíngue em LIBRAS em Blumenau, em 2021 a Semed começou a ofertar de forma gratuita, turmas para o curso de aprendizagem de Língua Brasileira de Sinais, inicialmente voltado para os pais dos estudantes, funcionários, professores da EBM Bilíngue Profº Oscar Unbehaun. O curso é dividido em módulos (Básico I e II; Intermediário e avançado). O objetivo do curso é formar intérpretes de LIBRAS e garantir a acessibilidade de comunicação, contribuindo para a socialização e interação do surdo na sociedade além de reconhecer e valorizar a cultura surda.
Inscrições para novas turmas acontecem em Abril
A Secretaria Educação (Semed) oferecerá, neste ano de 2022, o curso básico I de LIBRAS no período noturno, o curso será voltado para as famílias e professores que compõem a comunidade escolar da Escola Básica Municipal Bilingue Profº Oscar Unbehaun, e para os demais profissionais de educação da Rede Pública Municipal de Ensino. Para os cursistas que iniciaram no ano passado e pretendem dar continuidade ao seu aprendizado em 2022, será oferecido o Curso Básico II de LIBRAS. Os cursos terão início nos dias 25 e 26 de abril de 2022, com carga horária de 40 horas e em um grupo de até 20 inscritos, e serão ofertados no módulo on – line via Google Meet.
As aulas serão ministradas pela professora de LIBRAS, do Centro Municipal de Educação Alternativa – CEMEA, professora Irozina Rauen Vanelli, com o auxílio da tradutora-intérprete e professora de LIBRAS Liliane Vieira com o auxílio da tradutora-intérprete Viviane Miranda.
As inscrições para as novas turmas de LIBRAS – Básico I será por meio de Edital, a ser divulgado amplamente pela Secretaria Municipal de Educação. Para obtenção do certificado de conclusão, seja do curso Básico I ou II, os cursistas devem ter 100% de presença ao término do curso.
Educação Bilíngue em Blumenau
A Educação Bilíngue foi implantada na Rede Pública Municipal de Ensino de Blumenau no ano de 2019. Ela tem por objetivos criar, desenvolver e ampliar, por intermédio de experiências culturais e interações sociais mediadas pelas linguagens em diferentes contextos de aprendizado, comunidades de fala bilíngues, por meio do uso de sinais, comunicação visual, escuta, leitura e escrita em Língua Portuguesa e em uma segunda língua, oferecida pelas Instituições de Ensino.
No ano de implantação, a Educação Bilíngue iniciou com duas escolas pilotos, uma com a oferta da Língua Alemã, dada a sua importância na região como Língua de Herança e Patrimônio Histórico da cidade, e outra com a Língua Inglesa, com o status de Língua Franca e língua de globalização. No ano seguinte, em 2020, ampliou-se a oferta para mais nove Instituições de Ensino, incluindo, neste momento, a LIBRAS como segunda língua para estudantes ouvintes, que são incluídos na cultura surda.
Com informações de Emerson Jose Geraldo, da SECOM/BNU