Semana inicia com tempo instável e sensação de abafamento em Blumenau

Segundo o AlertaBlu, a temperatura mínima pode chegar a 13°C nos próximos dias.

Via Expressa (Rodovia Paul Fritz Kuehnrich) | Foto: Júlio Polhein

Entre manhã e tarde desta segunda-feira (11/04/22), o deslocamento de umidade vindo do oceano favorece a presença de muitas nuvens, aberturas de sol e condição para chuva fraca e isolada em Blumenau. A partir do final da tarde a aproximação de um sistema de baixa pressão aumenta ainda mais a quantidade de nuvens e traz condição para pancadas isoladas de chuva e alguma trovoada.

Sensação de abafamento ao longo do dia, mas a temperatura máxima não deve passar de 29°C. Neste momento (7h50) faz 22,9°C e a mínima foi registrada pelo AlertaBlu às 3h e 5h, quando fez 23,3°C. O rio Itajaí-Açu está com 1,05 m e a umidade relativa do ar em 81,2%. Vento fraco de nordeste, passando a quadrante oeste.

Terça-feira (12)

A passagem de uma frente fria por Santa Catarina mantém o tempo instável em Blumenau. No decorrer do dia, o céu fica de nublado a encoberto, registrando alguns períodos de melhoria que se alternam ocm pancadas de chuva. Entre a tarde e noite, a chuva ocorre com moderada intensidade e acompanhada de trovoadas. Não se descarta o risco para temporais isolados com chuva intensa em curto espaço de tempo. A temperatura mínima deve ficar próxima de 23°C e a máxima não deve passar de 27°C à tarde, com previsão de vento fraco de direção variável.

Quarta-feira (13)

A frente fria se afasta da região, mas a atuação de um cavado (área alongada de baixa pressão) em níveis mais baixos da atmosfera ainda mantém a presença de muitas nuvens, bem como a condição para chuva fraca e isolada, sobretudo entre madrugada e início da manhã e, posteriormente, ao final do dia. Por conta da maior quantidade de nuvens a temperatura não varia muito, com mínima em torno de 22°C e máxima de 27°C.

Quinta-feira (14)

Cavados e o deslocamento de umidade do mar para o Vale do Itajaí ainda mantém o tempo instável, com muitas nuvens, algumas aberturas de sol e condição para chuva fraca e isolada entre madrugada e tarde. A partir do final do dia, com o avanço de uma massa de ar seco gradualmente a nebulosidade diminui e a temperatura entra em declínio. A previsão indica que a temperatura máxima não passe de 24°C e a mínima ocorra à noite quando pode chegar a 17°C.

Sexta-feira (15)

Com massa de ar seco e frio atuando sobre SC, o tempo fica firme, com sol e poucas nuvens. Faz frio no início da manhã, com mínima prevista de até 13°C e máxima em torno de 23°C.

Fonte: AlertaBlu