Enquanto avançam as obras da Praça da Estação, localizada ao lado da Prefeitura de Blumenau, foram encontrados alguns vestígios históricos. São pedaços dos trilhos da antiga estação ferroviária inaugurada em 1909 no mesmo local.
Construída em estilo enxaimel, ela foi desativada em 1954 após a extensão da linha até Itajaí. Mais tarde foi construída uma nova estação a 600 metros distante, na atual Avenida Martin Luther. Por algum tempo a antiga funcionou como pátio de manobras e estação de cargas.
O novo local turístico vai abrigar a locomotiva também conhecida como Macuca, depois que a réplica da antiga estação estiver pronta. Não será somente uma o resgate de uma história marcou gerações, mas proporcionará um novo espaço de convívio para o cidadão.
Estrada de Ferro Santa Catarina foi aberta com capital alemão em 1909, ligando Blumenau a Hansa, com a intenção de se encontrar com a linha Itararé-Uruguai, então em construção, próximo a Limeira (Herval do Oeste).
Hansa foi o ponto terminal da linha tronco da ferrovia, lembrando que Hammonia (mais tarde rebatizada de Ibirama em função da campanha de nacionalização do Getúlio e da 2ª guerra) ficava 3 km adiante de Hansa, para onde os trilhos foram ‘esticados’ e inaugurados em 7 de janeiro de 1934, quando era diretor da ferrovia o coronel Oscar Barcelos.
Pouco tempo depois, o Governo tomou a ferrovia. A partir daí, avançou lentamente, chegando em Rio do Sul apenas em 1933 e em Trombudo Central em 1958, jamais alcançando o entroncamento.
Em 1954, prolongara sua linha até Itajaí, mas nem isso foi suficiente para revitalizar a ferrovia, extinta pela RFFSA, já sua proprietária desde 1957, no ano de 1971. Os trilhos foram arrancados logo depois, sob protestos da comunidade.
Desde então vem-se tentando reativar pelo menos um trecho da antiga ferrovia, na região de Rio do Sul, com recolocação de trilhos e o esforço de gente dedicada.
Praça Estação
A nova praça terá atrações para crianças, animais de estimação, moradores e visitantes. Entre as mudanças que o projeto trará, está a repaginação do Relógio das Flores e realocação da Macuca com uma proposta mais interativa.
O empreendimento terá Espaço Kids, Espaço Pet, Espaço Bikers, Espaço Tecnologia, padaria, restaurante, biergarten, loja de souvenirs e banheiro público. Confira essa galeria com algumas imagens do projeto aprovado.