Nova Trento, conhecida em todo o país pelo turismo religioso do Santuário de Madre Paulina tem sua colonização italiana. Toda a tradição cultural e gastronômica ganhará destaque pelo 1º Cottura – Festival Gastronômico, que acontecerá entre os dias 1º e 17 de abril.
O nome significa cozimento, cozido, quente, pronto, em italiano. A escolha ressalta que cozinhar não é apenas preparar um prato, mas sim “a arte de usar a comida para criar felicidade”, como imortalizou o escritor Theodore Zeldin.
Essa tradição italiana da boa mesa poderá ser apreciada nos 13 estabelecimentos que participarão do Festival Gastronômico. São várias opções, entre restaurantes com menus exclusivos, além de cervejarias, vinícolas e cafés que mostrarão a diversidade de Nova Trento.
“Trazer um Festival Gastronômico para a cidade, era uma ideia antiga da Associação, pois Nova Trento é uma cidade turístico-religiosa, com uma forte cultura italiana. Nós temos o Santuário de Santa Paulina, que nos conferiu o título de Capital Catarinense do Turismo religioso e recebemos mais de 60 mil pessoas todos os meses no Santuário e também para ver a nossa cultura, a nossa tradição Trentina italiana. Por isso, os restaurantes se juntaram com entidades para apresentar novas receitas utilizando aquela comida do passado, da nona e os produtos locais. Um resgate com inovação, unindo o passado, presente e futuro”, ressaltou o vice-presidente da Associação Neotrentina do Turismo de Nova Trento – Neotur, André Aladeu Orsi.
Os participantes do COTTURA contarão com oficinas, palestras, rodas de conversas e capacitações com especialistas do Sebrae da Regional Foz do Itajaí. As consultorias orientaram os profissionais desde a escolha das iguarias, com a valorização de ingredientes da produção local e produtos catarinenses até a construção do menu, elaboração do valor e a identidade dos estabelecimentos.
“A proposta das consultorias é estimular o fluxo turístico e fortalecer a cadeia produtiva. Nossos especialistas têm como meta orientar e integrar produtores, restaurantes e consumidores, para valorizar o cultivo local, e assim, reconhecer a identidade, história e memória de Nova Trento por meio de sua gastronomia”, destacou o gerente da Regional Foz do Sebrae, Alcides Sgrott Filho.
De acordo com o Secretário de Cultura e Turismo de Nova Trento, Rodrigo Bonecher, o Cottura vai relembrar a cultura local e estimular a economia.
“O Festival vem de encontro com as nossas raízes, com uma gastronomia neotrentina cheia de histórias e memórias afetivas, que vão fazer os turistas percorrerem os restaurantes participantes e experimentar a tradicional comida italiana, que os nossos antepassados trouxeram há aproximadamente 130 anos. Ligar a cultura com a gastronomia é muito mais do que apenas uma refeição, é saborear em cada prato, a história de Nova Trento, além de movimentar a economia dos empresários locais, que é de extrema importância para o crescimento do turismo na cidade”, conclui.
O COTTURA – 1º Festival Gastronômico de Nova Trento é uma realização da Prefeitura da cidade, da Secretaria de Turismo e Neotur – Associação Neotrentina do Turismo. O evento também é apoiado pela Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Nova e o SEBRAE Santa Catarina, através do programa Cidade Empreendedora.
Confira os estabelecimentos participantes do 1º COTTURA:
- Torento Sushi Bar
- Pousada Cantina Italiana
- Pousada Portal do Vígolo
- Pizzaria di Iggio e Ivete
- Restaurante Morro da Cruz
- La Torre do Vinho Vô Luiz
- Vinícola Castel
- Bar e Cancha do Pinho
- Vinhos Girola
- Cervejaria Al Fero Birrificio
- Pizzaria Mantoanelli
- Churrascaria Dalla Brida
- Natalina Pousada e Restaurante.