Um cão morreu depois de ser arrastado preso a um automóvel VW Santana Quantum preto na noite desta terça-feira (1/02/22). Câmeras de videomonitoramento mostram quando o veículo passava às 19h54 pela Rua Marechal Floriano Peixoto, no Centro de Indaial (SC).
O animal estava todo ferido e outros condutores que viram a cena pediram para o motorista do carro parar. Mas ele seguiu em frente e a Polícia Militar recebeu mais de 30 ligações para avisar sobre o fato.
Testemunhas viram ele seguindo até uma casa na Rua Erwin Zermiani, no bairro Estrada das Areias. O homem foi encontrado no local e o cão estava debaixo do carro, preso em uma corda e morto.
Ao receber voz de prisão, ele foi orientado a virar de costas e colocar a mão na cabeça. Mas em vez de obedecer, ele colocou a mão no bolso. A guarnição, temendo que o homem estivesse armado, utilizou spray de pimenta para imobilizá-lo e colocar as algemas.
Os Bombeiros Voluntários foram acionados para providenciar a retirada do animal e transportá-lo até a Delegacia de Polícia Civil, para onde o homem foi levado. Ele irá responder pelo crime de maus-tratos a animais com resquícios de crueldade, resultando em morte.
Na manhã desta terça-feira, ele já esteve envolvido em outra ocorrência, quando teria ameaçado o seu vizinho. A Polícia Militar foi até o local, e durante a busca pessoal, encontrou no bolso uma tesoura longa com ponta de grande poder lesivo, um punhado de pedras, um estilingue, entre outros pertences.
Dentro do carro havia ainda dois passarinhos na gaiola que não tinham anilha, aparentando serem um chupim e um galo de campina, ambos da fauna silvestre, o que incorre no crime ambiental da Lei 9.605/98 em seu art. 29.