Às 7h50 deste domingo (27/02/22), o avião Arcanjo 06 do Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBM/SC) deixou a base em Florianópolis rumo à Petrópolis, no Rio de Janeiro.
A bordo, está o primeiro grupo da segunda equipe, formado pelos binômios (cão e bombeiro) Major Michels e Chewbacca, de Joinville, Cabo Valdeley e Marley, de Governador Celso Ramos, Cabo De Souza e Zaara, de Brusque, e do Soldado Kull (logística), de Itapema.
O comando ficará a cargo do Major Clemente Michels. O Subcomandante-Geral do CBMSC, coronel Hilton, acompanhou a partida da equipe, reforçando a confiança que o Comando-Geral tem nestes militares. O segundo grupo desta mesma equipe será formado pelo binômio Cabo Premoli e Bono, de Araranguá; e pelos binômios soldados, Pinheiro e Sol Chapecó, e Rangel e Orion, de Lages, além do Sargento Ewerton (comunicação) de Chapecó.
A aeronave voltará para Santa Catarina trazendo a primeira equipe, que ficou uma semana em Petrópolis. Durante os trabalhos, foram encontradas 15 vítimas, além de muitos segmentos humanos. Mas o comando destacou: “Como ressaltamos em boletins, não se trata de números, mas sim de pessoas e de famílias que puderam ser confortadas. Foi um trabalho de esperança e empatia com cada familiar e amigo envolvido com a situação”.
O Corpo de Bombeiros Militar de SC, informou que foram dias de muito trabalho, em meio a escombros, lama e fora da zona de conforto. A corporação destacou que as equipes fizeram o melhor possível dentro daquilo que era esperado.