Um pouco da história dos imigrantes está retratada em pintura do muro da Escola Básica Municipal (EBM) Quintino Bocaiúva. O educandário, que também recebeu uma horta nova, fica localizado no bairro Testo Salto, em Blumenau.
A solenidade de entrega aconteceu na manhã desta quarta-feira (16/02/22) com a presença do prefeito Mário Hildebrandt, da vice-prefeita Maria Regina Soar, da secretária de Educação Patrícia Lueders, do gerente da empresa Karsten, Marcos Dahlke, e demais autoridades.
“Estamos muito felizes com a beleza dessa pintura no muro da escola. Mas, além disso, quero agradecer a parceria e o carinho da empresa Karsten com o CEI Anton Max e a EBM Quintino Bocaiúva. Hoje os nossos estudantes da educação infantil e do ensino fundamental são os que mais ganham com essa parceria. A qualidade do processo de aprendizagem não fica apenas no ensino, mas passa também por uma estrutura e um ambiente acolhedor”, destacou Lueders.
Revitalização do muro e construção da nova horta
Marcos Dahlke gerente da empresa Karsten e ex-aluno da EBM Quintino Bocaiúva procurou a direção da Instituição de Ensino, que fica próximo da empresa, com a proposta de revitalização do muro. A direção da escola por sua vez aceitou e sugeriu que a nova pintura fosse uma arte contando uma pequena história da vinda dos imigrantes até os dias atuais.
A Karsten prontamente acolheu o desafio e delegou a artista Gabriela Trindade à missão de fazer o desenho no muro da escola. A pedido da escola a empresa também construiu uma nova horta em um local adequado, que será mantida pelos estudantes do “Projeto Horta na Escola”.
O Centro de Educação Infantil (CEI) Anton Max Artur Spranger atende mais de 300 crianças entre os períodos: Integral e parcial. Já a Escola Básica Municipal (BEM) Quintino Bocaiúva possui 753 estudantes matriculados no ensino fundamental.
O CEI Anton Max está localizado na Rua Valter Wacholz, nº 55 e a EBM Quintino Bocaiúva está localizada na Rua Valter Wacholz, nº 265, ambas no bairro Testo Salto.
Com informações de Emerson Jose Geraldo, da SECOM/BNU