Um simpático tamanduá-mirim resolveu visitar uma residência localizada na Rua Hilária Schneider, no bairro Sete de Setembro, em Gaspar (SC). O animal foi encontrado dentro do imóvel e os Bombeiros Militares foram acionados às 11h30 desta terça-feira (15/02/22).
Uma equipe da guarnição foi até o local e removeu o tamanduá-mirim com toda segurança. Depois de capturado, o animal silvestre foi solto em uma mata próxima.
A espécie caracteriza-se pela cabeça alongada, côncava e estreita. O corpo mede entre 87 e 110 cm e pode pesar até 7 kg, com uma cauda preênsil. As fêmeas têm uma gestação de 160 dias e só nasce um filhote com expectativa de vida em cativeiro de 15 anos.
O animal não está em risco de extinção. Quando não estão ativos, os tamanduás mirins descansam em ocos de árvores, tocas de tatus ou em outras cavidades naturais.
A alimentação é constituída geralmente de cupins e formigas. Podem se alimentar no chão ou nas árvores, e deste modo acessar cupinzeiros arbóreos não disponíveis ao tamanduá bandeira.