Uma exposição de trajes, fotos e documentos vai contar a trajetória dos 35 anos do Grupo de Danças Eintrachtvolkstanzgruppe, da Itoupava Central. A mostra abre domingo, dia 13 de fevereiro, às 10h, no Mausoléu Dr. Blumenau, e ficará a espera dos visitantes pelos próximos 35 dias. A iniciativa marca as celebrações de aniversário do grupo, tendo como lema “um povo sem passado a cultivar, não tem futuro a esperar”. O Projeto é viabilizado com recursos da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020).
Na exposição será possível visualizar trajes, documentos, fotos, adereços, livros, entre outras curiosidades. A mostra segue até o dia 19 de março, aberta todos os dias, das 10h às 16h, com entrada gratuita. “A exposição chega para fomentar as atividades culturais ligadas à preservação dos usos e costumes alemães”, explica o presidente do Eintracht, Julian Ruediger.
Segundo a coordenadora de trajes do Eintracht, Jane Mary Schmitz Liesenberg, a exposição propõe uma viagem no tempo. “Através das fotos, documentos, acessórios e indumentárias será possível perceber o quanto o grupo pesquisou e evoluiu ao longo dos anos, sempre buscando preservar a originalidade dos trajes que compõem o acervo”, diz ela.
Os dois trajes históricos utilizados pela categoria adulta, também serão exibidos: O Bayerische Gebirgstracht inaugurado em 1995 – amplamente difundido e utilizado, até os dias atuais, no estado bávaro – Alemanha, confeccionado como homenagem a Blumenau com sua festa maior, a Oktoberfest, símbolo da germanidade no município e no país. E também a Braunschweiger Tracht – traje este que na visão do grupo faz uma dupla homenagem: ao fundador do município, Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau, que morou parte de sua vida em Braunschweig, e ao senhor Alberto Liesenberg (bisneto de imigrantes de Braunschweig), atual padrinho cultural do grupo, personalidade que incentivou a cultura e a arte na Itoupava Central e no Vale do Itajaí.
As tradições
O Grupo Folclórico Alemão Eintracht foi criado em Blumenau no dia 3 de maio de 1987, por um grupo de jovens, membros da Igreja Luterana. Tem por objetivo mostrar à sociedade um pouco da cultura e das tradições alemãs. Desde então, o grupo cresceu e desenvolveu o trabalho dentro de uma linha clara e objetiva de folclore, com apresentações em alguns estados do Brasil como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Goiás. É filiado ao Clube Recreativo Esportivo e Cultural Concórdia da Itoupava Central e possui atualmente cerca de 35 integrantes, divididos nas categorias adultos e infanto-juvenil.
Exposição comemorativa aos 35 anos do Eintrachtvolkstanzgruppe
Abertura: 13 de fevereiro, das 10h às 16h
Local: Mausoléu Dr. Blumenau (Rua XV de Novembro, 161, Centro)
Visitação: todos os dias, das 10h às 16h, até 19 de março
Entrada gratuita e aberta à comunidade
Acompanhe as novidades nas redes sociais: Instagram e Facebook.
Por Sérgio Antonello, da Secretaria Municipal de Cultura de Blumenau
Confira a história do grupo: