Na manhã desta quarta-feira (9/02/22), a Prefeitura de Blumenau, o Sebrae e lideranças empresariais do município discutiram sobre o Place Branding Blumenau, um dos temas contratados junto ao programa Cidade Empreendedora para alavancar o desenvolvimento da cidade, além de incrementar o setor econômico.
O encontro aconteceu no Centro de Inovação de Blumenau (CIB), contou com a participação do secretário de Desenvolvimento Econômico, Sylvio Zimmermann, secretário de Turismo, Marcelo Greuel, incluindo representantes de outros segmentos do município, Associação Empresarial de Blumenau (Acib) e também do Sebrae.
A apresentação do projeto contou com a participação da diretora executiva do Instituto de Design Inovação e Tecnologia (IDIT), Gisella Simões, que traçou aos participantes os objetivos do Place Branding Blumenau, que tem com meta principal identificar vocações, potencializar singularidades e fortalecer lugares.
Na prática, o projeto traz uma visão mais ampla e sensível de como as pessoas “enxergam” uma marca (empresa, produto, pessoas e serviço) e de que maneira o público se conecta com isso. O prefeito Mário Hildebrandt explica que o objetivo é garantir que o município, bem como sua abrangência territorial, também seja visto como uma marca. “Blumenau é uma cidade de muitas vocações, por isso, nosso objetivo com o Place Branding é direcionar e focar nos atributos que nos diferenciam e que podem ampliar nossa visibilidade”, destaca.
De acordo com o presidente da Acib, Renato Medeiros, “é uma iniciativa importante para o posicionamento da marca Blumenau. Somos reconhecidos pela qualidade dos nossos produtos e serviços e precisamos usar isso como uma vantagem competitiva”.
Para Sylvio Zimmermann, o Place Branding Blumenau é um avanço que possibilita um olhar mais abrangente para o posicionamento do município. “É um conceito moderno, inovador, e que pretende unir o governo e a sociedade para a criação de algo que realmente represente Blumenau, bem como suas possibilidades e potencialidades”.
O presidente do Conselho Municipal de Turismo, Ulysses Kreutzfeld, também destaca a importância do projeto principalmente para a categoria empresarial da cidade. “Este projeto apresentado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico vai ao encontro do anseio das entidades empresariais e de toda a comunidade blumenauense”, diz, reforçando que ele é importante no sentido de unir os esforços de todos que participam direta ou indiretamente para o desenvolvimento de Blumenau.
Cidade Empreendedora
Em junho do ano passado, a Prefeitura de Blumenau contratou o programa Cidade Empreendedora elaborado pelo Sebrae, que disponibiliza soluções estratégicas aos municípios com interesse em fomentar a implantação de políticas públicas e que impactam diretamente na manutenção e crescimento do setor econômico da cidade.
O programa conta com o fornecimento de soluções estratégias e ações práticas aos municípios com base em eixos básicos e distintos, entre eles: Desburocratização; Lideranças; Sala do Empreendedor; Compras Públicas; Educação Empreendedora; Estudos e Pesquisas; Planejamento Estratégico da Gestão Municipal; Gestão de Projetos e Plano de Desenvolvimento Econômico.
A adesão de Blumenau junto ao programa, além de contribuir para desenvolver um ambiente de negócios mais próspero em toda a cidade, tem como objetivo também de auxiliar na melhoria da própria gestão na Prefeitura. Ou seja, em um ambiente que favoreça também o crescimento de ações empreendedoras.
Com informações de Joni César, da SECOM/BNU