Na manhã desta segunda-feira (7/02/22), a Prefeitura de Blumenau, por meio das Secretarias de Administração e Gestão Governamental, recebeu os representantes do Sindicato Único dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Blumenau (Sintraseb) para a abertura da mesa de negociação salarial.
No encontro que durou quase duas horas, foi proposto um cronograma de três reuniões, nos dias 10, 15 e 17 de fevereiro, quando serão discutidas primeiro as cláusulas econômicas da pauta de reivindicações.
Segundo a prefeitura, “o município reitera a disposição para dialogar e negociar, mantendo como prioridade o compromisso com a manutenção dos serviços à população e a responsabilidade com o equilíbrio dos cofres públicos”.
Durante a assembleia geral com os/as trabalhadores/as, foi aprovada por ampla maioria, manter a paralisação coletiva dos serviços públicos. No entanto, a sua execução será suspensa até a próxima assembleia marcada para dia 21 de fevereiro, quando será examinado o avanço das negociações e deliberados os rumos do movimento.
Entre os pontos colocados pelos trabalhadores, destaca-se o pedido de reposição salarial em torno de 18%, depois de dois anos sem reajustes.