Comércio de Blumenau registra aumento nas vendas de Natal

O levantamento foi realizado pela CDL com 62 lojas de 12 bairros entre o final de dezembro e a primeira quinzena de janeiro.

Lojas Gebien (Velha) | Foto: Anderson Witthoft

Um levantamento realizado pela CDL Blumenau apontou que o saldo das vendas de Natal no município foi positivo para a maioria dos entrevistados. Para o estudo, a entidade conversou com 62 lojistas de 12 bairros de Blumenau (incluindo o Centro) que atuam em diversos segmentos.

Quando perguntados sobre como foram as vendas de Natal em 2021 se comparado ao mesmo período de 2020, a maioria (64,5%) disse que vendeu mais no último ano. Para 19,4%, as vendas entre os dois períodos ficaram parecidas, e para 16,1%, as vendas no último Natal, foram menores do que no mesmo período de 2020.

O levantamento também apurou dados sobre o faturamento, indicador que reflete no ticket médio. Ao comparar o faturamento de dezembro de 2021 ao mesmo período de 2020, os números seguem a mesma tendência em relação às vendas. Para 56,5%, o faturamento foi melhor no Natal de 2021 se comparado ao ano anterior; 25,8% consideraram que dezembro de 2021 foi parecido com dezembro de 2020 e 17,7% calculam que o último ano foi pior.

Para maior compreensão do cenário, o levantamento trouxe dados que comparam as vendas de Natal de 2021 com as de 2019, período anterior à pandemia de coronavírus. A maioria dos empresários (43,5%) analisaram que dezembro de 2021 foi melhor do que dezembro de 2019 e 24,2% avaliaram que nos dois períodos o faturamento foi similar.

Entretanto, neste contexto, observa-se um número maior de empresários que tiveram queda no faturamento, sendo que 32,3% apontaram que dezembro de 2021 foi pior do que dezembro de 2019.

Para o presidente da CDL Blumenau, Eduardo Soares, ao analisar todo o cenário, o resultado é positivo. “Esta análise do faturamento demonstra que a retomada da economia está acontecendo e que o varejo está fortalecido. Sabemos que, em alguns casos, o aumento de faturamento é por conta dos aumentos dos custos das mercadorias. No entanto, no geral, o aumento foi real, representando uma consequência do crescimento de vendas”, avalia o presidente.

Outra observação feita por Soares é que uma parcela desse resultado positivo pode ser reflexo dos abonos pagos pelos governos Federal e Estadual, pelos tradicionais recursos pagos no fim de ano como o 13º salário e férias e pelo ótimo momento em que Blumenau vem se destacando na economia e na geração de empregos “É a economia girando, garantindo emprego e renda à população. É um período essencial para o varejo que beneficia todos”, finaliza o presidente.

Metodologia

O levantamento foi realizado pela CDL Blumenau com 62 lojas de 12 bairros de Blumenau, garantindo ampla representatividade do varejo no estudo. Foram ouvidos empresários de diversos segmentos, entre eles: vestuário, calçados, brinquedos, alimentação (lanchonete e sorveteria); artesanatos; automotivo; bazar; artigos para casa e decoração; celular e tecnologia; cosméticos; eletrônicos; material de construção; mercados; eletrodomésticos e relojoaria, ótica e joalheria.

A coleta de dados ocorreu entre 27 de dezembro de 2021 e 14 de janeiro de 2022.

CDL Blumenau

Movida pelo associativismo, a CDL Blumenau trabalha em cooperação com empresários de lojas, centros comerciais, shoppings, microempreendedores individuais, prestadores de serviços e profissionais liberais. A entidade acredita que é possível criar propósitos e caminhos para crescer e fortalecer pessoas e negócios. Saiba mais em www.cdlblumenau.com.br