Parvovirose é uma doença viral que acomete os cães, em especial até três anos, podendo inclusive levar à morte. Uma vez no organismo do animal, o vírus se reproduz e afeta principalmente as células do intestino.
Os sintomas mais comuns são perda de apetite, náuseas, vômito, diarreia, e em alguns casos, diarreia com sangue. Felizmente a parvovirose pode ser prevenida com vacina, como as V10 e V8, que protegem contra algumas das principais doenças de origem viral e bacteriana.
A doença é diagnosticada por qualquer veterinário. A Prefeitura de Timbó divulgou uma nota em que alerta a população sobre o aumento no número de casos.
Segundo o médico veterinário James Davi Dalke, durante o verão aumenta significativamente a incidência de parvovirose. A contaminação pode ser de forma direta com o vírus, que é eliminado no ambiente por vômito e fezes.
O próprio tutor do cão também pode transportar o vírus no sapato e nas mãos, além de moscas. Por isso é muito importante manter a vacinação do seu cão em dia.