A família blumenauense voltou a frequentar a Oktoberfest. Essa é uma das conclusões apresentadas pela pesquisa realizada pelo Parque Vila Germânica, Secretaria de Turismo e Santur durante a 31ª Oktoberfest Blumenau. A pesquisa mostra também o crescimento da avaliação positiva da organização do evento, que este ano atingiu o percentual de 98,8%, índice 2,4% maior do que o apontado em 2013, e da infraestrutura do evento, bem avaliada por mais de 99% dos entrevistados, contra os 97% apurados em 2013.
Os organizadores da festa entendem que a pesquisa é necessária para a evolução do evento e do turismo no município. Os dados coletados auxiliam na caracterização do público frequentador do evento, assim como inúmeros aspectos da festa, desde a estrutura, passando pela programação e gastronomia, até as impressões do público sobre a cidade. “Temos a impressão que o blumenauense está com mais orgulho da Oktoberfest, que a festa está retornando a um padrão que há muito tempo não víamos”, afirma Ricardo Stodieck, secretário de Turismo e presidente do Parque Vila Germânica.
Público: blumenauenses e turistas de fora do estado redescobrem a festa
Segundo a pesquisa, o perfil do público da 31ª Oktoberfest Blumenau já se mostra diferente do que o constatado na edição de 2013. A faixa etária do visitante está menor, sendo que 69% das pessoas têm menos de 39 anos; em 2013 esse público equivalia a 52,7% dos visitantes. 56,6% dos entrevistados são blumenauenses, contra 50,7% do ano passado. Mais de 51% dos que responderam ao questionário afirmam estarem acompanhados pela família, dado que em 2013 mostrava índice de apenas 30,6%.
Segundo Valmir Zanetti, presidente do Empório Vila Germânica e proprietário da Choperia Bier Vila, “essa mudança do perfil de público se confirma quando fazemos a análise do consumo da alimentação e de souvenirs dentro do Parque Vila Germânica”. Valmir refere-se ao aumento do consumo de alimentos durante o dia, o que pode caracterizar a maior presença das famílias, e da queda na venda de souvenirs, dado que pode ser interpretado com base no fato de o blumenauense não ser grande consumidor destes artigos.
Entre os turistas, 42,16% dos entrevistados são catarinenses (em 2013 esse dado apontava 44,3% dos entrevistados), 56,91% são de outros estados do país e 0,92% são estrangeiros. Segundo dados apontados pela compra online de ingressos, pessoas dos quatro continentes do mundo se fizeram presentes nesta edição da Oktoberfest Blumenau. O tempo de permanência do turista na cidade também aumentou. 74,67% das pessoas dizem ficar na cidade por mais de 1 dia, enquanto apenas 67,7% disseram o mesmo no ano passado.
“O blumenauense tem vindo mais vezes para a festa e aumentou a permanência do turista na cidade. Entendemos que isso reflete a qualidade da festa e o trabalho de divulgação praticado pela Secretaria de Turismo”, explica Ricardo. Georgia Rublesch, coordenadora de pesquisa de mercado do Parque Vila Germânica, completementa: “um dos objetivos da organização é trazer o blumenauense novamente para a Oktoberfest, e o resultado desta pesquisa comprova que esse objetivo foi alcançado”. O índice de ocupação da rede hoteleira fortalece essa impressão, já que registra 85,25% este ano, sendo que em 2013 o índice havia sido de 83,83% e em 2012 de 78%.
A avaliação da festa
O controle de público foi um dos itens cujo crescimento da conceituação boa e excelente é latente. Este ano, 89,1% dos entrevistados bem avaliaram esse item, quando em 2013, 84% fizeram a mesma afirmação. Também é destaque a avaliação dos preços operados pelos pontos de alimentação. No ano passado, 65% das pessoas disseram que o preço era considerado bom, este ano 71,4% deram este mesmo conceito. A 31ª edição da Oktoberfest conseguiu fazer com que o visitante participasse por mais de 2 vezes da festa. 45,1% dos entrevistados contam que participaram do evento por mais de uma vez. No ano passado esse índice atingiu a marca de 25,4%, apenas.
A maioria dos entrevistados se diz satisfeita com relação à programação da festa, à Praça de Alimentação e ao Lounge Feminino, espaço arborizado para mulheres, com 30 sanitários, container com espelhos para maquiagem e áreas externas para descanso. Dentre os itens que proporcionam maior bem estar ao visitante, os mais votados foram a presenças das artesanais em todos os setores do Parque e o horário ampliado para almoço. Este ano, pela primeira vez em sua história, a Oktoberfest abriu diariamente para o almoço.
A pesquisa entrevistou 458 pessoas, entre os dias 10 e 26 de outubro, nos períodos vespertinos e noturnos. A 31ª Oktoberfest Blumenau aconteceu de 8 a 26 de outubro, no Parque Vila Germânica. A maior festa alemã brasileira foi realizada pela Prefeitura Municipal, organizada pela Secretaria de Turismo e Parque Vila Germãnica, com apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte com o Funturismo e com patrocínio do Bradesco, SKY, Cia. Hering e Dotz.
Texto: Ana Matesco | via PMB