A Defesa Civil de Santa Catarina divulgou um relatório que confirma a ocorrência de um tornado com ventos que ultrapassaram os 100 km/h na tarde desta quarta-feira (5/01/22) em Timbó (SC). Além dos ventos fortes, o acúmulo de chuva chegou a 38mm nas últimas 24 horas no município do Médio Vale.
Nas imagens de Radar Meteorológico de Lontras mostradas na Figura 2, são observados núcleos de temporais às 16h57, nos campos de refletividade e vento estimado nas proximidades de Timbó. Nesta região, observa-se uma supercélula sobre o município, com características de tempestade severa.
O produto SWI (Severe Weather Indicator) apontou características de mesociclone e uma região de BWER (Bounded weak echo region), isto é, assinatura no radar associada a intenso movimento ascendente, comumente encontradas em tempestades severas. O relatório também destaca nas imagens da velocidade de vento estimada, uma região de intenso contraste de velocidades positivas e negativas, sendo este um indicativo de células tornádicas.
Os ventos fortes arrancaram coberturas de indústrias, telhados de casas, tombaram caminhões e causaram um enorme estrago em especial no bairro Fritz Lorenz (Industrial), foi um dos mais atingidos.
Confira o relatório completo: