A Eurofios é a única catarinense entre as cinco médias pontuadas nas categorias Meio Ambiente e também aparece no tópico Modelo de Negócios de Impacto
A revista IstoÉ traz, na edição com data de 29 de outubro de 2014, a relação das companhias reconhecidas pelo Prêmio IstoÉ Empresas + Conscientes. A iniciativa reconhece aquelas que entendem que a sua contribuição para a sociedade vai além da geração de lucro, renda e empregos. A Eurofios, indústria de Blumenau (SC), que produz fios e barbantes para artesanato através do reaproveitamento de resíduos sólidos das companhias têxteis, está entre as cinco primeiras em duas categorias: Meio Ambiente e Modelo de Negócios de Impacto.
A lista é dividida em pequena, média e grande empresa – a Eurofios está no ranking das médias empresas. Na categoria Meio ambiente, é a única catarinense entre as cinco. Ficou em terceiro lugar. Já no tópico Modelo de Negócio de Impacto, está na quarta posição.
Paulo Sensi Filho, diretor da Eurofios, comenta que a premiação é um reconhecimento importante já que, em 2014, a indústria completa 10 anos e 100 mil toneladas de resíduos transformados em barbantes. “Nosso negócio é baseado na consciência ambiental. Nós acreditamos, de verdade e sem demagogia, que é possível transformarmos o que consideramos lixo em algo produtivo e bonito”, aponta.
O modelo de negócios
No DNA da Eurofios está o cuidado com o meio ambiente. O negócio da empresa é aproveitar os resíduos de grandes indústrias têxteis para transformar em fios e barbantes para artesanato. No processo, a indústria não utiliza processos de tingimento (as cores permanecem sendo as do tecido quanto resíduo), os carrinhos utilizados na expedição são elétricos (para evitar consumo desnecessário de combustível) e não há processos envolvendo água.
Texto: Marina Melz