Tempo instável, com presença de muitas nuvens e algumas aberturas de sol em Blumenau

Será um domingo (12/12) quente com previsão da máxima chegar a 36°C. Às 8h15, a sensação térmica já estava próxima de 29,5°C.

Foto: Eraldo Schnaider

Neste domingo (12/12/21), a influência de perturbações na atmosfera deixa o tempo instável, com a presença de muitas nuvens e algumas aberturas de sol. A partir da tarde, devido a elevação da temperatura o tempo fica ainda mais instável e favorece condição para pancadas isoladas de chuva acompanhada de trovoadas.

Não se descarta o risco para temporais isolados. Será um dia quente com previsão da temperatura máxima chegar a 36°C. Vento fraco de oeste/noroeste passando para leste/nordeste.

Às 8h15, o termômetro da estação do AlertaBlu no Parque Ramiro Ruediger marcava 27,5°C, com sensação térmica de 29,5, e o Rio Itajaí-Açu estava com 40 cm. A temperatura mínima foi registrada às 6h quando estava 24,1°C.

Segunda-feira (13)

O transporte de umidade do oceano e a influência de perturbações nos médios níveis da atmosfera favorece a presença e variação de nuvens, intercalado por aberturas de sol e não se descarta condição para pancadas isoladas de chuva com alguma trovoada no período da tarde. Vento fraco de oeste/noroeste passando para leste/nordeste.

Terça-feira (14)

Permanece a condição de tempo instável, com maior presença de nebulosidade e condição para alguma chuva, sobretudo entre a tarde e a noite devido ao deslocamento de umidade e a atuação de um cavado (área alongada de baixa pressão) nos médios níveis da atmosfera. A temperatura mínima deve ficar em torno de 22°C e a máxima de 31°C com vento fraco de oeste/noroeste passando para leste/nordeste.

Quarta e quinta-feira (15 e 16)

A circulação marítima ganha força sobre o leste de SC mantendo a presença de muitas nuvens ao longo do dia com céu variando entre nublado a encoberto e condição para chuva fraca a moderada isolada que podem vir acompanhada de alguma trovoada em Blumenau. As temperatura mínimas e máximas variam entre 22ºC e 30ºC, um pequeno alívio em relação ao calor.

Fonte: AlertaBlu