A Secretaria de Saúde de Ituporanga, com o apoio de Agentes da Endemia, realizou uma busca ativa por focos de escorpiões no entorno do Parque Ingo Alterburg, em especial próximo ao Centro Educacional Infantil Luciane Haveroth.
Foram encontrados oito escorpiões, todos capturados e enviados para análise. O objetivo é evitar acidentes nesta época do ano e garantir a segurança dos alunos e moradores próximos. O trabalho sempre é feito à noite com o auxílio de uma luz especial.
“Foi feito também um relatório mapeando os locais que eles foram encontrados e o que é necessário para eliminar as possibilidades de proliferação e repassado para a direção da escola e também para a Secretaria da Educação”, explicou a secretária da pasta, Aline de Abreu Postais.
Serão realizadas novas buscas no mesmo local e em ruas ali próximas ao parque. Postais lembra que população deve a atenta para evitar acidentes”, comentou Aline.
O veneno dos escorpiões é neurotóxico, com ação rápida e forte. A dor é intensa se irradiando por todo o corpo da vítima, agindo especialmente sobre o sistema nervoso. O veneno pode causar a morte por asfixia, pois os comandos que controlam a respiração ficam bloqueados. O soro anti-escorpiônico é o único remédio eficaz contra as ferroadas dos escorpiões. Segundo a Fiocruz, todas as espécies de escorpião são venenosas.
RECOMENDAÇÕES PARA EVITAR ACIDENTES
- Manter terrenos e quintais limpos, livres de entulhos e fechem bem seus pontos de armazenagem de lixo (sacos, lixeiras, latões, ou outros) Escorpiões se abrigam nestes locais e se alimentam de outros animais, como baratas, aranhas, cupins e até mesmo pequenos vertebrados.
- Nas regiões onde têm aparecido estes animais, além da limpeza do ambiente, é recomendado fechar as soleiras das portas, cuidar com as frestas nas paredes e manter os ralos vedados.
- Ao deitar, a recomendação é para que a pessoa inspecione a cama, os lençóis e travesseiros. Verificar as roupas e sapatos antes de vesti-los, pois os escorpiões têm o hábito de ficar escondidos.