Mutirão para exame de diabetes será realizado no sábado (27/11) em Blumenau

Serão atendidos cerca de 300 pacientes que já estão com os exames para o retinografo digital Eyer agendados.

Foto: Marcelo Martins

Entre às 7h e 12h deste sábado (27/11/21), será realizado um mutirão de exames para pacientes acompanhados pela atenção básica e pelo núcleo de atenção em diabetes, no Setor 2 do Parque Vila Germânica.

Os cerca de 300 pacientes que serão atendidos já estão com os exames agendados. Eles serão examinados com o retinografo digital Eyer, um equipamento que permite a realização de um exame não invasivo, onde fotos do fundo de olho são obtidas e analisadas por um médico que estará no local avaliando o quadro clínico de cada paciente. Caso seja encontrada alguma anormalidade usuário será examinado por um médico especialista em retina e será encaminhado para tratamento se assim for necessário.

Também será feita avaliação renal, além de orientações médicas. Por conta da pandemia, o atendimento não será aberto ao público. A intenção é de que no próximo ano a ação volte a oferecer atendimento com livre demanda, permitindo atendimento de aproximadamente 1.500 usuários no mesmo dia.

A ação é fruto de uma parceria entre a prefeitura de Blumenau, Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb), Unimed Blumenau, Lions Internacional, Renal Vida e Associação Filosófica e Beneficente Justiça e Trabalho.

O mutirão também conta com apoio da Associação dos Diabéticos do Vale do Itajaí (ADVALI), Sociedade Catarinense de Oftalmologia (SCO), Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV), Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), Associação Nacional de Diabetes (ANAD) e da ordem internacional Demolay e Filhas de Jó.

Núcleo de Atenção em Diabetes (NAD)

O NAD tem como objetivo disponibilizar atendimento interdisciplinar especializado para pessoas com diabetes mellitus descompensado. Em 2019, o serviço atendeu 10,2 mil pacientes, o número diminui para 4,6 mil em 2020 por conta da pandemia de Coronavírus. Em 2021, já foram feitos 7,6 mil atendimentos até o mês de setembro.

Para receber o atendimento, o paciente deve ser encaminhado por sua unidade de saúde de referência – Estratégia Saúde da Família (ESF) ou Ambulatório Geral (AG). O NAD oferece assistência médica, psicológica, de enfermagem e nutricional, com o objetivo de diminuir significativamente o desenvolvimento de patologias e complicações decorrentes do diabetes.