A prefeitura de Joinville atualizou a situação das pessoas feridas na queda de parte da calçada durante a abertura de Natal por volta das 20h desta segunda-feira (22/11/21). Um total de 33 vítimas caíram na galeria que canaliza o Rio Cachoeira, localizada na Avenida Beira Rio, no Centro da cidade.
Ao todo, 21 adultos e 12 crianças foram encaminhadas para os hospitais Municipal São José e Infantil Dr. Jeser Amarante Faria. Segundo a prefeitura, ninguém sofreu ferimentos graves, os quadros foram considerados estáveis e todos já receberam alta.
As vítimas foram socorridas pelos Bombeiros Voluntários, Polícia Militar, SAMU e Defesa Civil municipal e estadual. Ambulâncias de empresas privadas também prestaram apoio à ocorrência. Após o resgate, técnicos do Instituto Geral de Perícias e da Polícia Civil estiveram no local e fizeram um registro preliminar com fotos.
A cerimônia de abertura foi interrompida por cerca de 40 minutos enquanto as vítimas eram atendidas. Durante a pausa, a população foi informada sobre o andamento do resgate.
Logo após o recomeço do evento, o prefeito Adriano Silva iniciou sua fala repassando informações sobre o ocorrido para a população, agradecendo os profissionais que trabalharam no atendimento e também a Deus por todos estarem bem. “Agradecemos por não ter nenhuma pessoa em estado grave e também pelo pronto-atendimento que foi prestado para todas as vítimas,” afirmou o prefeito.
Silva, que acompanhou o trabalho das equipes envolvidas, convocou uma reunião para o início da manhã de terça-feira (23), com gestores de diversas secretarias para determinar as próximas ações. Profissionais da Secretaria de Infraestrutura Urbana e da Defesa Civil farão uma avaliação detalhada da estrutura do local.
O trânsito na região teve apenas a pista no sentido Sul-Norte interditada. O local do incidente fica próximo da prefeitura e do camelódromo da cidade.
Idade das vítimas
Ao todo, 22 pacientes foram encaminhados para o Hospital São José. Dez homens com idades de 15, 22, 29 (três vítimas), 31, 39, 46, 58 e 67 anos. E onze mulheres com idades de 18, 22 (duas vítimas), 27 (duas vítimas), 29, 38, 43, 44, 51 e 70 anos, além de uma menina de 9 anos.
Outros onze pacientes foram encaminhados para o Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria. São seis meninas com idades de 2, 3, 4 (duas vítimas), 6 e 9 anos e cinco meninos com idade de 1, 3 (duas vítimas), 6 e 11 anos.
Todos os pacientes, apresentavam quadro clínico estável, receberam atendimento e tiveram alta hospitalar na última noite. Um vídeo divulgado nas redes sociais mostram os momentos assustadores que as pessoas passaram.