Fotos: Juliano Mendes / redes sociais
O queijo Vale do Testo, produzido pela Pomerode Alimentos e criado há dois, foi premiado com medalha de ouro World Cheese Awards. Com 4 mil inscritos, o maior concurso queijeiro aconteceu em Oviedo, na Espanha. O resultado foi anunciado nesta segunda-feira (8/11/21).
O nome do produto é inspirado no Rio Testo e a iguaria é do tipo Vermont, um queijo semiduro maturado. Ele passa por um processo de maturação de 1 mês, três, seis e doze meses, sendo lavado três vez por semana com uma solução que inclui água, sal e microorganismos que intensificam seu sabor, como a bactéria Brevibacterium linens.
O Vale do Testo recebe um blend muito complexo de diversos microorganismos (bactérias e leveduras) que tem como objetivo deixá-lo com notas aromáticas que lembram caldo de carne, defumado e amêndoas. A massa é compacta, com nenhuma ou mínimas olhaduras, e gosto com equilíbrio para o salgado.
A Pomerode Alimentos pertence à integrantes da família Mendes, fundadora da Cervejaria Eisenbahn, que se destacou pelas constantes premiações internacionais, vendida para o Grupo Schincariol em 2008. Cinco anos depois, eles decidiram apostar no mercado de queijos ao adquirirem a secular indústria Weege, muito conhecida pelas bisnagas de queijo fundido.
Todos os queijos brasileiros que participaram da competição precisaram passar por uma série de barreiras burocráticas do Ministério da Agricultura no Brasil e depois pelas das autoridades espanholas. O importante foi o resultado final.
O empresário Juliano Mendes escreveu em suas redes sociais: “Hoje foi um dia especial. Apenas 4 anos depois de começarmos a fazer queijos aqui em Pomerode, veio essa medalha de OURO no maior concurso queijeiro do mundo, o World Cheese Awards, que neste ano aconteceu na Espanha. Levamos apenas um queijo, o Vale do Testo, criado aqui mesmo. E ele não nos decepcionou! Obrigado a todos que, de uma forma ou outra, nos ajudaram e ajudam diariamente a transformar leite em Vale do Testo.”