A Fábrica de Gaiteiros é um projeto social do Instituto Renato Borghetti de Cultura e Música presente em mais de dez cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Aqui no estado, são duas, uma delas é em Blumenau onde funciona no Centro Cultural da Vila Itoupava, às margens da SC-108, que fica na antiga fábrica de cervejas Feldmann. A outra cidade é Lages, que forte tradição gaúcha.
Neste vídeo você acompanha a entrevista com o coordenador do curso, o acordeonista Gustavo Almeida, que mora desde os 5 anos em Blumenau e já venceu dois campeonatos mundiais do instrumento.
Quatro alunos dão um rápido depoimento sobre como surgiu o interesse pela gaita além de apresentarem duas músicas. A entrevista foi gravada na tarde desta segunda-feira (26/10/21) com imagens de Marlise Cardoso, apresentação e edição de Claus Jensen.
As primeiras aulas em Blumenau aconteceram em 2018 no SESC, localizado no Centro da cidade. Em outubro do ano seguinte, o projeto foi transferido para a Vila Itoupava. Podem participar gratuitamente estudantes de 7 a 15 anos, que tem suas aulas financiadas com recursos do Fundo do Conselho Municipal de Desenvolvimento da Vila Itoupava (Fumdevi).
O objetivo é promover a cultura por meio da formação com acordeão diatônico, instrumento conhecido popularmente na Região Sul do Brasil como gaita de oito baixos. Para participar é necessário participar de um edital e o próximo está previsto para abril de 2022.
Hoje a Fábrica de Gaiteiros atende 50 estudantes que sobem a Serra da Vila Itoupava vindos de diferentes bairros. As atividades em Blumenau podem ser acompanhadas pela página no Instagram (@fabricadegaiteirosblumenau) e a inscrição para deve ser feita pelo site www.fabricadegaiteiros.com.br.