hUm defeito durante a alteração em suas configurações, foi considerado o motivo que deixou as principais redes sociais do mundo em off por mais de seis horas nesta segunda-feira (4/10/21). A informação foi divulgada em uma nota do Facebook no período da noite, que é dona do Instagram e do WhatsApp.
A empresa assegurou que não houve ataque hacker ou vazamento de dados de usuários. A falha ocorreu durante uma mudança numa estrutura que coordena o tráfego entre seus centros de dados, o que gerou um efeito cascata que interrompeu a comunicação e fez com que outros centros fossem afetados. Não foram passados muitos detalhes sobre quem executou a alteração ou se estava planejada.
O Facebook e Instagram começaram a apresentar problemas de envio e atualização das mensagens por volta do meio-dia e só retornaram pouco antes das 19h. Já o WhatsApp retornou em torno das 20h. Muitas empresas tem as redes sociais como principais meios de acesso de seus clientes.
O Telegram, outro aplicativo semelhante, cresceu significativamente durante esse período. Como única alternativa de comunicação, acabou recebendo um volume de tráfego acima do esperado e também registrou alguma instabilidade, mas não ficou fora do ar.
Leia a nota assinada por Santosh Janardhan, engenheiro de infraestrutura do Facebook.
A todas as pessoas e empresas em todo o mundo que dependem de nós, lamentamos o transtorno causado pela interrupção de hoje em nossas plataformas. Temos trabalhado o máximo que podemos para restaurar o acesso e nossos sistemas estão funcionando novamente. A causa subjacente dessa interrupção também afetou muitas das ferramentas e sistemas internos que usamos em nossas operações diárias, complicando nossas tentativas de diagnosticar e resolver o problema rapidamente.
Nossas equipes de engenharia aprenderam que as alterações de configuração nos roteadores de backbone que coordenam o tráfego de rede entre nossos data centers causaram problemas que interromperam essa comunicação. Essa interrupção no tráfego de rede teve um efeito cascata na maneira como nossos data centers se comunicam, interrompendo nossos serviços.
Nossos serviços estão novamente online e estamos trabalhando ativamente para devolvê-los totalmente às operações regulares. Queremos deixar claro neste momento que acreditamos que a causa raiz dessa interrupção foi uma alteração de configuração com defeito. Também não temos evidências de que os dados do usuário tenham sido comprometidos como resultado desse tempo de inatividade.
Pessoas e empresas em todo o mundo confiam em nós todos os dias para se manterem conectadas. Entendemos o impacto que interrupções como essas têm na vida das pessoas e nossa responsabilidade em mantê-las informadas sobre interrupções em nossos serviços. Pedimos desculpas a todos os afetados e estamos trabalhando para entender mais sobre o que aconteceu hoje para que possamos continuar a tornar nossa infraestrutura mais resiliente.