A Prefeitura de Blumenau informou que antecipou a segunda dose da vacina Pfizer/Comirnaty contra a Covid-19. A decisão foi tomada de acordo com a Deliberação nº 199 da Comissão de Intergestores Bipartite (CIB) que reduziu o intervalo para 8 semanas entre a primeira e a segunda dose.
O novo período se aplicará apenas a vacina da Pfizer/Comirnaty e será destinada para quem agendou a primeira dose a partir do dia 21 de setembro, prazo em que o Governo de Estado deve se organizar para o envio de segundas doses em intervalo de 8 semanas.
Atualmente, a distribuição da vacina prevê o envio de doses com um intervalo de 12 semanas e, a antecipação sem a devida organização por parte do Ministério da Saúde e do Governo do Estado, pode ocasionar um desabastecimento de doses.
Vale reforçar que os vacinados de primeira dose com a marca Pfizer/Comirnaty antes do dia 21 de setembro devem manter o agendamento estabelecido, com intervalo de 12 semanas, sem prejuízo algum à imunização. Não será possível alterar o período de agendamento nesses casos.
A Prefeitura reitera ainda que os prazos para aplicação da vacina são determinados pelo Governo Federal. Em caso de nova orientação, os intervalos de aplicação de doses poderão ser novamente revistos.
Os intervalos das vacinas:
AstraZeneca/Fiocruz: 12 semanas
CoronaVac/Butantan: 28 dias
Pfizer/Comirnaty: 8 semanas
Janssen: Dose única.
Fonte: Prefeitura de Blumenau