Sustentabilidade é, sem dúvidas, o grande tema deste início de século 21. Na moda, as questões sobre como ser sustentável abrangem desde o abuso no trabalho até o uso de produtos químicos na indústria e o consumo exagerado. Atentos a essa tendência, os alunos da disciplina “Produção de Moda 2”, do oitavo semestre do curso de Moda da FURB, realizam nesta quinta-feira (26/9), às 20h, no pátio da Biblioteca Universitária (Câmpus 1) um desfile com peças produzidas com inspiração em uma tese de doutorado realizado na Universidade de Halmstad, na Suécia.
Com o objetivo de encorajar o consumo e o descarte consciente das roupas – afinal, a roupa é uma parte significativa do que consumimos, e as pessoas precisam perceber que a forma como consumimos decide o futuro do planeta –, os acadêmicos produziram peças de roupas e outros produtos a partir de roupas usadas e sobras da indústria têxtil, adaptando a tese sueca à realidade brasileira. Utilizando como matéria-prima peças descartadas por diversas pessoas, eles desenvolveram, repaginaram e reconstruíram novos modelos para uma coleção diversificada e repleta de inovação e criatividade.
O resultado será divulgado em primeira mão durante o desfile, tanto nas peças usadas pelos modelos na passarela quanto no telão que vai mostrar como aconteceu o processo de criação dos produtos.
Obs.: A imagem é apenas ilustrativa