Os acadêmicos da 5ª fase do curso de Jornalismo da Universidade Regional de Blumenau (FURB) produziram um documentário focado em histórias de vulnerabilidade social em Blumenau durante a pandemia de Covid-19. Desenvolvido entre abril e junho deste ano, o documentário “Covid-19 em Blumenau: histórias de vulnerabilidade social” será lançado no próximo dia 1º de julho, a partir das 19h30, no canal do YouTube da disciplina de Telejornalismo.
No início do semestre, a turma formada por Giulia Machado, Isabella Cremer, Júlia Laurindo, Maria Luiza de Almeida Küster, Natiele Oliveira e Thiago Gomes, optou por desenvolver, além de um telejornal, um documentário jornalístico. Foi a turma, sob a coordenação da professora Dra. Alessandra Ogeda, que escolheu a temática do documentário e desenvolveu as entrevistas que dão corpo ao projeto.
“Debatemos, logo na primeira aula do semestre, se a turma gostaria de desenvolver dois telejornais, sendo um deles no estilo documentário, ou se gostariam de produzir um documentário que seria lançado na web. A maioria optou pelo segundo formato, decidindo por um estilo de narração mais livre e que nos permitisse aprofundar sobre um tema”, explica a professora de Telejornalismo II da FURB.
Enquanto trabalhavam no documentário, os acadêmicos do 5º período de Jornalismo em 2021/1 também tiveram o desafio de desenvolver as reportagens que iriam fazer parte da segunda edição do telejornal Pauta Digital, projeto iniciado em 2020 com a turma anterior de Telejornalismo II.
Com todo o material captado, os alunos fizeram a seleção dos melhores trechos das entrevistas e estruturaram o documentário. A edição do projeto, assim como a finalização do documentário, ficou por conta da técnica audiovisual Marta Pego, que foi fundamental para a realização do trabalho.
O documentário produzido pela turma de Jornalismo conta a história de servidores públicos que atuam na linha de frente no atendimento das pessoas em vulnerabilidade social da cidade. Eles contam como foi – e ainda está sendo – o desafio de atender a estes públicos durante a pandemia de Covid-19.
Os alunos de Jornalismo conversaram com usuários destes serviços e com voluntários da sociedade civil que se mobilizaram para ajudar quem mais precisava. Na parte final do trabalho de investigação jornalística, o público saberá como a pandemia afetou também a causa animal, com mais cães e gatos sendo abandonados neste período.
“Produzir o documentário foi um desafio para toda a turma, considerando que nesse semestre foram desenvolvidos diversos projetos nas diferentes disciplinas. Ao final, o empenho em equilibrar o tempo em todas as produções e se dedicar em cada uma delas vale a pena quando se vê o resultado”, comenta a acadêmica Giulia Machado.
Outro desafio encontrado pela turma foi o de realizar todas as entrevistas de forma segura em meio à pandemia da Covid-19. Foram realizadas entrevistas em modalidades remota e presencial, e os alunos seguiram todas as recomendações sanitárias para evitar contaminação com o vírus.
“Depois de vários meses isolados, apenas com aulas online, tivemos que nos readaptar às atividades presenciais. No início estava um pouco insegura em sair de casa e dar continuidade ao projeto, fazendo entrevistas presenciais e imagens nas ruas, mas seguindo todas as orientações tudo ocorreu da melhor forma, e estou contente com o resultado”, conta a estudante Isabella Cremer.
“Nós tivemos que criar um projeto totalmente do zero, ou seja, foi muito desafiador e incrível. Essa experiência nos ajudou muito como futuros jornalistas. Podemos aprender na prática como é produzir um documentário online. E por outro lado, esse trabalho também irá ajudar a população a entender como essa pandemia de Covid-19 está afetando a todos”, projeta a acadêmica Natiele Oliveira.
“Participar deste projeto foi uma mistura de sentimentos. Fizemos tudo de forma bem independente, mas sempre que foi necessário, tivemos o auxílio da professora e da Marta. Como todo acadêmico com projetos grandes, pensávamos que não daríamos conta, mas conseguimos. Não tenho dúvidas que é um projeto que nunca será esquecido e que agregou muito para a minha vida profissional”, comenta a estudante Maria Luiza de Almeida Küster.
Telejornal Pauta Digital em nova edição com três versões
No primeiro semestre de 2020, enquanto o mundo procurava entender mais sobre o vírus Sars-Cov-2 e o Brasil começava a computar as primeiras mortes causadas pela Covid-19, os acadêmicos do 5º período de Jornalismo da FURB lançaram o primeiro Pauta Digital.
O telejornal, criado para desenvolver o talento dos acadêmicos frente às câmeras, teve sua primeira edição produzida de forma 100% online – inclusive com a apresentação do telejornal sendo feita desta forma, com transmissão ao vivo pelo YouTube a partir da casa das apresentadoras.
O curso de Jornalismo da FURB voltou a inovar em 2021, com a segunda edição do telejornal Pauta Digital. Desta vez, os acadêmicos do 5º período do curso desenvolveram as reportagens para o telejornal de forma híbrida, com algumas entrevistas sendo feitas de forma presencial, mas seguindo todos os protocolos para evitar o contágio do novo coronavírus, e outras sendo feitas de forma remota mediada por tecnologia.
Depois de produzirem todas as reportagens do início ao fim, ou seja, desde a pauta até as entrevistas, elaboração e gravação dos textos e edição final, os estudantes preparam a produção do novo Pauta Digital. Para que toda a turma tivesse a experiência de apresentar o telejornal, a professora Dra. Alessandra Ogeda propôs que cada dupla se revezasse na bancada no dia da gravação na FURB TV.
Com o apoio dos servidores Gilson Martins, Marta Pego e Mike Martins, os acadêmicos gravaram três versões do telejornal. “É importante todos passarem por esta experiência, que é única no jornalismo, até para que eles tenham este trabalho em seu portfólio”, explica a professora da turma. Para conferir as três versões do Telejornal Pauta Digital, basta acessar o canal das Aulas Telejornalismo FURB no YouTube.