Aberta agenda para vacinação contra a Covid-19 para três grupos em Blumenau

Serão destinadas 1,8 mil doses para os trabalhadores da saúde, portadores de Síndrome de Down e transplantados.

Foto: Maurício Vieira [Secom/SC]

A  partir das 17h desta quarta-feira (5/05/21), estará aberto o agendamento para vacinação contra a Covid-19 de trabalhadores da saúde, pessoas com Síndrome de Down e transplantados. Para esses grupos será aplicada a primeira dose da vacina em Blumenau.

O agendamento deve ser feito clicando aqui e também pelo telefone 156 do Alô Saúde (opção 2) que atenderá até às 22h. As vagas são para vacinação de 1,8 mil doses na quinta-feira (6), no Parque Vila Germânica.

Desse total, serão 1,5 mil doses para os trabalhadores da saúde, 245 para portadores da Síndrome de Down e 65 para pessoas transplantadas. A expectativa do município é complementar a vacinação destes públicos com a chegada de outras remessas do imunizante.

Somente serão vacinados aqueles usuários com agendamento. É importante ficar atento as informações do agendamento para não faltar à data prevista para a vacina. Após receber a primeira dose da vacina, ao final do atendimento automaticamente o sistema agenda o retorno para ser feita a segunda dose, dentro do prazo adequado.

Trabalhadores da Saúde

Os trabalhadores de saúde precisam, na hora de receber a vacina, comprovar vínculo empregatício na rede pública ou privada, por meio de documento pessoal com foto, folha de pagamento ou carteira do conselho de classe.

Pessoas com Síndrome de Down

Pessoas com Síndrome de Down, com idade entre 18 e 59 anos, obrigatoriamente deverão apresentar, na hora de receber a vacina, atestado ou declaração médica ou ainda exame cariótipo confirmando a patologia estabelecida pelo Ministério da Saúde para receber a vacina. O documento deverá ser apresentado no momento da aplicação da vacina e ficará retido na Central de Vacinação. Além disso, a Carteira de Transporte também será aceita como documento comprobatório.

Pessoas Transplantadas

Pacientes transplantados, com idade entre 18 e 59 anos, obrigatoriamente deverão apresentar, na hora de receber a vacina, atestado ou declaração médica confirmando a patologia estabelecida pelo Ministério da Saúde para receber a vacina. O documento deverá ser apresentado no momento da aplicação da vacina e ficará retido na Central de Vacinação.

Acesso à aplicação da vacina

A aplicação da vacina acontece no setor 1 do Parque Vila Germânica. Os usuários deverão levar documento oficial com foto, carteira de vacinação, caso possuírem, e chegar com no máximo 15 minutos de antecedência para conferência da documentação. Não é necessário chegar antes disso, uma vez que o horário é agendado.

Os usuários podem acessar o Setor 1 entrando pela Rua Alberto Stein, utilizando o estacionamento dentro do Parque Vila Germânica. O espaço conta com cadeiras de rodas para auxiliar no deslocamento. Pessoas com mobilidade reduzida podem acessar a Central de Vacinação pela Rua Itapiranga, que foi sinalizada pela Seterb. Neste caso, a vacina é aplicada sem que o usuário precise desembarcar do veículo.

 

Quais os trabalhadores da saúde que tem direito a vacina?

Definições do Ofício Circular Nº 57/2021/SVS/MS de 12 de março de 2021 do Ministério da Saúde sobre os trabalhadores de saúde, constante na Nota Técnica nº 16/2021GEVIM/DIVE/SUV/SES.

“Considera-se trabalhadores da saúde a serem vacinados na campanha, os indivíduos que trabalham em estabelecimentos de assistência, vigilância à saúde, regulação e gestão à saúde; ou seja, que atuam em estabelecimentos de serviços de saúde, a exemplo de hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, laboratórios, farmácias, drogarias e outros locais.

Dentre eles, estão os profissionais de saúde que são representados em 14 categorias, conforme resolução n° 287, de 8 de outubro de 1998, do Conselho Nacional de Saúde (médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares), agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias, profissionais da vigilância em saúde e os trabalhadores de apoio (exemplos: recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias, gestores e outros). Inclui-se, ainda, aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares (exemplos: programas ou serviços de atendimento domiciliar, cuidadores de idosos, doulas/parteiras), funcionários do sistema funerário, Instituto Médico Legal (lML) e Serviço de Verificação de Óbito (SVO) que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados e acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios.

Os trabalhadores que atuam nos estabelecimentos de serviços de interesse à saúde das instituições de longa permanência para idosos (ILPI), casas de apoio e cemitérios serão contemplados no grupo trabalhadores da saúde e a recomendação é que também sejam vacinados. Informa-se que os trabalhadores dos demais estabelecimentos de serviços de interesse à saúde (exemplos: academias de ginástica, clubes, salão de beleza, clínica de estética, óticas, estúdios de tatuagem e estabelecimentos de saúde animal) NÃO serão contemplados nos grupos prioritários elencados inicialmente para a vacinação”.

Com informações de João Vitor Korc [SECOM/BNU]