A Oktoberfest na Alemanha foi cancelada pelo 2º ano consecutivo por causa da pandemia de Covid-19. O anúncio foi feito pelo governador da Baviera, Markus Soeder, nesta segunda-feira (3/05/21). A festa estava prevista para acontecer na capital Bávara, Munique onde foi criada, entre os dias 18 de setembro a 3 de outubro.
O político alemão disse que tomava a decisão “com o coração pesado”, mas acreditava ser a coisa certa devido aos altos números de hospitalizações e mortes. Ele considera extremamente perigosa a combinação de barracas cheias de pessoas, consumo de grandes quantidades de álcool, além do risco de mutações do coronavírus serem trazidas do exterior.
Segundo dados da Universidade John Hopkins, que monitora os casos online pelo mundo, a Alemanha registrou mais de 83 mil óbitos e 3,4 milhões de casos positivos de Covid-19. Os dados deixam o país como o 9º com mais mortes e o 10º com mais casos confirmados do mundo.
Os números motivaram o governo alemão a estabelecer o seu terceiro lockdown, com medidas de restrição que incluem a proibição de grandes reuniões.