A energia solar tem sido um dos grandes destaques no Brasil quando o assunto é geração de energia. Segundo dados divulgados pela Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), o País já ultrapassou os 8 gigawatts de potência operacional de energia solar fotovoltaica, além de já ter gerado mais de R$40 bilhões em investimentos locais desde 2012. Ainda segundo projeção da entidade, em 2021, mais de R$22 bilhões devem ser investidos no segmento.
Uma das empresas que vem acompanhando esse crescimento é a Leveros Solar. Localizada em Blumenau, seu faturamento registrou um crescimento de 300% em 2020, comparado ao ano anterior. Neste ano, a companhia está expandindo o Centro de Distribuição em Vila Velha (ES), que passará a armazenar e distribuir kits fotovoltaicos, o que hoje é feito pelos CDs de Blumenau e Conde (PB).
Com isso, a Leveros espera conseguir oferecer mais agilidade e eficiência para seus integradores. “O segmento de energia fotovoltaica está em franca expansão e a tendência é de que, cada vez mais, empresas e pessoas físicas busquem por uma forma de produzir sua própria energia. Além de ser sustentável ecologicamente, também é financeiramente, já que a energia solar fica mais barata a cada ano, ao contrário do que vemos acontecer com a elétrica”, diz Tiziano Filho, executivo da Leveros.
Outro investimento da companhia foi o desenvolvimento de ferramentas que tragam praticidade para o dia a dia dos parceiros. Em breve, a Leveros Solar contará com uma plataforma online de compras em que será possível orçar e comprar kits fotovoltaicos, além de acompanhar pedidos e extrair relatórios e históricos para ajudar no planejamento de futuras compras.
Para facilitar os processos internos, a empresa adotou o software de ERP SAP, um sistema integrado de gestão empresarial que permite melhor controle, gerenciamento de informações e dados dos processos, como logística, estoque, faturamento, entre outros. “Esses aportes, feitos tanto interna quanto externamente, nos ajudarão a ser ainda melhores parceiros para nossos integradores, alcançando um patamar mais alto quando falamos de atendimento”, diz Lucas Prinz, diretor Comercial da Leveros Solar.
Em linha com os investimentos da companhia está também a mudança da estratégia de negócios. A empresa optou por concentrar esforços na distribuição de kits fotovoltaicos para integradores, e deixou de atuar na instalação de projetos para clientes finais.
“Entendemos que a melhor forma de colaborarmos com o desenvolvimento do segmento, seguindo o nosso propósito de profissionalização do mercado, é nos dedicando aos nossos parceiros integradores. Assim como já fazemos na climatização, queremos que eles encontrem na Leveros a parceria que necessitam para crescer e se fortalecer, com todo o suporte necessário para isso”, explica Tiziano Filho. Ele observa que, mesmo com essa mudança, a Leveros Solar continuará a oferecer suporte para clientes que realizaram a compra diretamente com a empresa, honrando as garantias e todo o serviço de pós-vendas necessário.
De Solarsou para Leveros Solar
Parte do Grupo Leveros desde 2019, a Leveros Solar passou por algumas mudanças desde sua criação, há seis anos. Original de Blumenau, a companhia nasceu como Solarsou e entrou com força no mercado brasileiro de energia fotovoltaica, principalmente na região Sul do Brasil.
Com a identificação da sinergia de negócios e de cultura, a companhia recebeu investimentos da Leveros, crescendo e ampliando sua atuação para o mercado nacional, tornando-se a Leveros Solar. Hoje, além de ser uma importante unidade de negócio da Leveros, também é uma das mais promissoras para a empresa.
Sobre a Leveros
Com mais de 40 anos de atuação no mercado, a Leveros é uma empresa que oferece soluções completas, que vão desde climatização, refrigeração e energia solar. Com cinco lojas, três Centros de Distribuição e cinco escritórios comerciais, a companhia é uma das 300 Maiores Empresas do Varejo (ranking SBVC de 2018, 2019 e 2020).