A Secretaria de Defesa Civil de Blumenau (Sedeci) atendeu cinco ocorrências envolvendo queda de muro, queda de telhado e deslizamento de terra por conta das chuvas que caíram na cidade desde a última sexta-feira, dia 26. Os incidentes foram registrados nos bairros Progresso, Fortaleza, Ponta Aguda e Itoupava Central. Des a última sexta choveu em média 85,1mm no município.
O caso mais grave foi um deslizamento de terra nos fundos de uma empresa na Rua Otto Huber, no bairro Progresso. Os agentes da Defesa Civil foram até o local e orientaram os vizinhos. Conforme os registros da Sedeci, no ano passado a empresa havia sido notificada para fazer uma contenção da encosta. Como não fez a obra, havia sido multada na semana passada.
Um novo prazo de 30 dias para iniciar a contenção foi dado ao proprietário, caso contrário a empresa receberá a segunda multa com valor dobrado. Nesta segunda-feira, os agentes devem retornar ao local para uma análise mais aprofundada sobre as condições do local.
Na Rua Militão Schneider, no bairro Ponta Aguda, foi registrada queda do telhado de uma residência. Os moradores foram orientados e receberam um kit de lona para minimizar as perdas. Já na Rua Alexandre Graham Bell, no bairro Fortaleza e na Rua Rudolfo Keunecke, na Itoupava Central foram atendidas duas ocorrências de quedas de muro, onde os moradores foram orientados. Na ocorrência do bairro Fortaleza os técnicos da diretoria de geologia devem retornar nesta segunda para uma nova análise.
Fonte: Prefeitura de Blumenau