INSS suspende até abril prova de vida de aposentados e pensionistas

Decisão foi anunciada na manhã desta terça (23/02) pelo presidente do instituto.

prédio-do-inss
Sede do INSS em Blumenau, na Rua Presidente John Kennedy | Imagem: Google Maps (Street View) Junho de 2019

O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) suspendeu até o final de abril a obrigatoriedade da prova de vida anual dos beneficiários. A medida foi anunciada pelo presidente do instituto, Leonardo Rolim, na manhã desta terça-feira (23/02/21).

A prova de vida anual, obrigatória para aposentados e pensionistas, está suspensa desde março de 2020 por conta da pandemia da Covid-19. Desde então a obrigatoriedade vem sendo suspensa. Em transmissão realizada pela Secretaria da Previdência e Trabalho, o presidente do INSS afirmou que a prova de vida volta a ser obrigatória no mês de maio.

Antes do anúncio da nova suspensão, o último decreto publicado dizia que a medida valia até o final de fevereiro. Apesar da suspensão da obrigatoriedade ter sido novamente prorrogada, o INSS incentiva que os beneficiários regularizem a situação o quanto antes.

Prova de vida digital

Rolim aproveitou também para anunciar a ampliação de um projeto piloto que permite que os beneficiários realizem o procedimento por meio digital. Com a ampliação, 5,3 milhões de pessoas poderão fazer a prova de vida por meio de aplicativo de celular. O serviço está disponível no aplicativo MeuGov.br, que pode ser baixado em celulares com sistema operacional Android e iOS.

Fonte: Agência Brasil