Um automóvel Chevrolet Tracker com placas do Rio de Janeiro foi abordado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na tarde desta segunda-feira (15/02/21). Seria uma fiscalização de rotina na BR 163 em Guaraciaba, no extremo-oeste de Santa Catarina, até o momento em que os policiais perceberam contradições nos motivos da viagem alegados pelo motorista.
Desconfiados, foi realizada uma vistoria mais detalhada com a ajuda do cão pastor belga Billi, que faz parte do GOC (Grupo de Operações com cães da PRF). Por azar dos ocupantes do veículo, o animal fez sinal positivo para a presença de algum tipo de entorpecente escondido nas caixas de roda e laterais do carro.
Os agentes desmontaram aquela parte e encontraram diversos tabletes de drogas, além de armas e munições. Foram apreendidos 15 quilos de cocaína e três de crack, duas pistolas calibre 9mm e três carregadores.
O motorista, de 32 anos, e a passageira, de 22, disseram que saíram de Ponta Porã (MS) e entregariam o carro no interior do Rio Grande do Sul. Eles foram encaminhados à Delegacia de Polícia em Guaraciaba, onde vão responder pelo crime de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Com eles, viajavam os dois filhos do casal, de sete e três anos, que ficaram aos cuidados do conselho tutelar municipal.
Esta apreensão representa um prejuízo de cerca de R$ 650 mil ao crime organizado.